No evento, a pesquisadora do Núcleo, Msc. Regina de Souza Ferreira, foi eleita delegada da sociedade civil e participará da Conferência Estadual, em março.
O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH/Unisanta) esteve presente na 5.ª Conferência Municipal de Meio Ambiente (CMMA), realizada no dia 18 de janeiro, em Santos.
O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), reuniu especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debaterem soluções sobre as questões climáticas e o impacto das mudanças no meio ambiente.
Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, a conferência teve como foco a busca por soluções para mitigar os impactos ambientais, abordando tópicos como redução de gases de efeito estufa e adaptação a desastres climáticos. A programação também incluiu oficinas que proporcionaram um espaço para a troca de ideias entre diferentes setores da sociedade.
A coordenadora do NPH-Unisanta, Profª. MSc. Alexandra Sampaio, foi uma das convidadas para a mesa de autoridades e participou da abertura do evento, em que proferiu uma palestra. Além disso, os pesquisadores Matheus Souza Ruiz e Regina de Souza Ferreira, membros do núcleo, integraram a Comissão Organizadora Municipal (COMU) e a organização do evento.
Durante as discussões em grupo, subdivididos em cinco eixos temáticos, o NPH-Unisanta foi destaque: a pesquisadora Regina foi eleita delegada da sociedade civil e representará o município de Santos na Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontecerá em março deste ano. Já o pesquisador Matheus atuou como relator do Eixo 2 – Adaptação e preparação para desastres.
Sobre a 5.ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA) foi um evento que estimulou a participação da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática.
O evento abordou cinco eixos principais: Mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa), Adaptação e Preparação para Desastres (prevenção de riscos e redução de perdas e danos), Justiça Climática (superação das desigualdades), Transformação Ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social) e Governança e Educação Ambiental (participação e controle social).
Saiba mais na matéria “Coordenadora do NPH-Unisanta, Alexandra Sampaio, participa da abertura da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente”