Estudantes que concluíram o ensino médio e desejam concorrer a bolsas integrais ou parciais em cursos de graduação da Unisanta poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2025 a partir da próxima sexta-feira (24). 

Saiba mais!

Qual é a data de inscrição do Prouni 2025?

O período de inscrições do Prouni 2025 começa no dia 24/01 e vai até 28/01. Para participar, o candidato deve atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação no edital publicado. O prazo termina no dia 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, no Portal de Acesso Único.

Unisanta

Ao consultar os cursos disponíveis, o sistema do Prouni solicita que o candidato preencha o campo “IES”. A sigla refere-se à “instituição de ensino superior”, ou seja, é necessário informar o nome da faculdade ou universidade onde se pretende estudar. Neste momento, procure por UNISANTA – Universidade Santa Cecília. 

E você sabia que, além da Unisanta oferecer bolsa de 100% pelo Prouni, também é possível concorrer a bolsas de estudo de até 100% nas mensalidades através da prova tradicional (concurso de bolsas)? Estude na instituição que é a melhor do país em inovação no RUF/Folha 2024 e destaque no Guia da Faculdade do Estadão. 

Clique aqui para se inscrever gratuitamente!

O que é o Prouni?

Segundo o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem;
  • ter alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450 e nota superior a zero na redação;
  • não ter participado do exame na condição de treineiro;
  • renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (bolsa integral) e até 3 salários mínimos (bolsa de 50%).

Além de atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  1. tenha cursado:
    • o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
    • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  2. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  3. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos
Como participar?
Para realizar a inscrição, é preciso criar uma conta no Gov.br e fazer o login utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Durante o processo, será necessário fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de preencher os dados cadastrais pessoais e do grupo familiar.
O candidato também deverá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência disponíveis, de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita.

Licenciatura

Candidatos para as bolsas de licenciatura na modalidade presencial, que tiraram nota superior ou igual a 650 pontos na média das provas do Enem, poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciatura. O Ministério da Educação lançou a iniciativa para atrair novos alunos do ensino superior para a docência. 

Leia mais: Pé-de-Meia Licenciaturas: entenda o que é e como vai funcionar