Uma verdadeira maratona fora da água aguarda pela maratonista aquática olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, em seu retorno ao Brasil, após a grande vitória na etapa de Setúbal, Portugal, do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup.
A nova líder do ranking mundial de maratonas aquáticas desembarca em São Paulo, jjuntamente com seu técnico Márcio Latuf, na madrugada desta segunda-feira (30), e já na quarta-feira (2), ao lado do treinador, segue para Brasília, afim de juntar-se aos demais integrantes das equipes aquáticas olímpicas brasileiras (natação, maratonas aquáticas, saltos ornamentais, nado sincronizado e pólo aquático).
Na quinta-feira (3), atletas, técnicos e dirigentes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) têm um encontro, em Brasília, com o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para agradecer pelo apoio ao esporte. O Correios é o patrocinador oficial da CBDA.
Já na sexta-feira (4), no Palácio da Alvorada, toda a delegação aquática olímpica brasileira será recebida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
PRIMEIRA VITÓRIA – Em Setúbal, Ana Marcela Cunha, de 16 anos (a mais jovem integrante da equipe aquática olímpica brasileira em Pequim), obteve sua primeira vitória no Circuito Mundial. Nesta temporada de 2008, ela obteve o quinto lugar em Santos, na II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, e ficou em nono lugar na etapa de Dubai, nos Emirados Árabes. Essas posições a colocam na liderança, com 36 pontos. Já em 2006, ela havia obtido o terceiro lugar na etapa brasileira de Belém, na capital paraense.
Em Setúbal, o também brasileiro e atleta olímpico Allan do Carmo, obteve o sexto lugar entre os homens. Allan do Carmo é treinado pelo técnico da UNISANTA, Carlos Arapiraca.