Em uma prova definida nos 500 metros finais, a maratonista aquática olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana marcela de Jesus Cunha, de apenas 16 anos, venceu a terceira etapa do mais importante circuito de águas abertas do mundo, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup, disputada na manhã deste sábado (28), na baía de Setúbal, em Portugal.
Com o resultado na Setúbal Bay International Swim Marathon (SBISM), Ana Marcela somou mais 20 pontos e assumiu a liderança do ranking mundial, com 36 pontos, deixando na segunda colocação a alemã Ângela Maurer, segunda colocada na etapa, que chegou a 34 pontos.
O pódio feminino em Setúbal foi completado pela venezuelana Andreina Pinto, que a exemplo de Ana Marcela e Ângela, também irá aos Jogos de Pequim.
Ana Marcela, Ângela e Andreina comandaram a prova durante boa parte dos 10 km. Nos 500 metros finais, a nadadora da UNISANTA forçou o ritmo e abriu pequena vantagem em relação às concorrentes mais diretas e não permitiu reação até cruzar a linha de chegada.
A Setúbal Bay International Swim Marathon (SBISM), inteiramente disputada dentro do Parque Urbano de Albarquel, teve a co-organização da Câmara Municipal de Setúbal, Federação Portuguesa de Natação e Federação Internacional de Natação (FINA).