A tradição está mantida: Fernando Ernesto dos Santos, o FM, representará a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, no Campeonato Mundial em Piscina Curta que ocorrerá de 15 a 19 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele comporá a equipe do revezamento 4×200 metros nado livre. Na Comissão Técnica, a UNISANTA terá a representá-la o médico Marcus Bernhoeft.

A equipe brasileira foi selecionada com base nos índices feitos em três competições nacionais: Brasileiro Interfederativo Junior I e II, em julho; Etapa Rio da Copa do Mundo de Natação e Brasileiro Absoluto/ Troféu José Finkel, ambos em setembro.

Com 18 homens e nove mulheres, o time que participa em Dubai é o mais forte de todos os tempos. A equipe mistura atletas muito experientes e que já subiram no pódio da competição – como Cesar Cielo Filho, Kaio Márcio Almeida, Rodrigo Castro e Nicholas Santos, com outros jovens que estão em plena ascensão na elite da modalidade como Leonardo de Deus, Henrique Rodrigues e Etiene Medeiros.

O Brasil participou de todos os Mundiais em Piscina Curta, que teve sua primeira edição em 1993 e coleciona nove medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze na história da competição.

O País também está na história nesta competição da Federação Internacional de Natação, pois foi no Mundial em Piscina Curta realizado no Rio de Janeiro, em 1995, que foi montada a primeira piscina temporária em mundiais da FINA. A arena montada nas areias da praia de Copacabana marcou o início de uma nova era nos eventos de natação. A seleção viajará com recursos dos Correios, Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Speedo.