Polêmicas à parte, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, tem motivos de sobra para festejar sua participação no Torneio Open CBDA/Correios de Natação 2007, competição que encerrou uma das mais agitadas temporadas da natação brasileira. Mesmo em um período de treinamento pesado, focado para os Jogos Olímpicos de Pequim, Kaio Márcio de Almeida mostrou uma vez mais o porquê de ser apontado como a estrela da companhia.
Protagonizou duas das três provas em que foram registrados índices para a composição da seleção olímpica brasileira. Repetindo o desempenho dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o nadador da UNISANTA ratificou índices nos 100 e 200 metros nado borboleta. De quebra, ele ainda estabeleceu novas marcas recordes de campeonato e foi o segundo atleta mais eficiente, com 29 pontos.
E os números da competição ainda mostram que o trabalho desenvolvido na UNISANTA, sobretudo na base feminina, já dá frutos bastante satisfatórios. Yana Medeiros, Daynara de Paula, Ana Marcela de Jesus Cunha, Isabelle França, Andressa Barduzzi e Ana Carla Carvalho, todas nadadoras juniores e juvenis, conseguiram resultados expressivos ao longo da disputa, com recordes e efetiva participação nos pódios.
Yana Medeiros, por exemplo, estabeleceu novo recorde de campeonato nos 200 metros nado borboleta, sendo que o mesmo ocorreu com relação à Daynara de Paula, que voltou a nadar dentro de sua potencialidade, após um período de altos e baixos.
Ana Marcela de Jesus Cunha superou Poliana Okimoto em duas oportunidades, nosm800 e 400 metros nado livre, lembrando que as duas irão à luta por vagas na seleção olímpica de maratonas aquáticas, na II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, em 26 de janeiro próximo, em Santos.
Já as juvenis Isabelle Longo e Ana Carla Carvalho não se intimidaram com a experiência de nadadoras bem mais velhas e impuseram calor as adversárias. Andrezza Barduzzi, por sua vez, visitou o pódio e deu mostras de um grande potencial.