No desfecho da última competição de um ano repleto de grandes resultados, os nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, tiveram o seu melhor desempenho no Torneio Open, encerrado na noite deste domingo (16), na piscina do EC Pinheiros, na Capital. Nas seis provas desenvolvidas, foram conquistadas seis medalhas, sendo três de ouro, além de registrados dois recordes de campeonato. De quebra, Kaio Márcio de Almeida ainda ratificou seu índice para os Jogos Olímpicos de Pequim, nos 200 metros nado de borboleta, nadando para 1m57s45, nova marca recorde de campeonato.
A UNISANTA ficou ainda com o título de vice-campeã, com 425 pontos, atrás apenas do bicampeão Pinheiros, com 772. O Minas Tênis obteve o terceiro lugar, com 223. A UNISANTA, mesmo não tomando parte de todas as competições nacionais de 2007, terminou o ano na terceira posição no ranking de clube e a primeira entre as instituições de ensino, com 237 pontos. O Minas Tênis Clube ficou na primeira colocação do Ranking de Clubes de Natação da CBDA, somando 335 pontos, em nove competições disputadas. O Corinthians ficou em segundo lugar, com 269 pontos. Também subiram ao pódio para receber troféus o Pinheiros (218) e o Botafogo (163,5).
Nos próximos dias a CBDA divulgará oficialmente as equipes que participarão dos Torneios Multinations, do Evento Teste Olímpico, do Sul-Americano Absoluto e do Campeonato Mundial em Piscina Curta.
DESTAQUES – Além do resultado obtido por Kaio Márcio, que também ratificara o índice olímpico nos 100 metros nado borboleta, a UNISANTA teve mais outros destaques na noite deste domingo. Yana Medeiros, que já estabelecera recorde de campeonato, pela manhã, nos 200 metros nado borboleta, no Campeonato Brasileiro Júnior, repetiu a performance no Torneio Open, nadando a prova para 2m17s83, em nova marca recorde de campeonato. “Estou super feliz com meus resultados”, disse a nadadora que vem se firmando como grande nome da natação brasileira.
Nos 400 metros nado livre, Felipe May Araújo foi ouro com 3m56s38, marca aquém do índice olímpico, mas que deixou o nadador muito satisfeito. “Estou em uma fase de volume de treinamento e este resultado foi bem acima do que eu esperava. Pode estar certo que vou conseguir o índice no Maria Lenk, em maio”, acrescentou, otimista.
Na versão feminina dos 400 metros nado livre, Ana Marcela de Jesus Cunha, ainda juvenil, conseguiu sua segunda medalha na competição. Desta vez uma de prata, com o tempo de 4m22s86. Quem também levou prata foi Daniel Orzechowski, o Batata, nos 100 metros nado de costas, com 56s36. E Conrado Chede coadjuvou Felipe May nos 400m livre, garantindo o bronze, com 3m59s03.