Os alunos do Colégio Santa Cecília sugeriram novas idéias para as próximas aventuras do menino Lucas, personagem do livro infantil Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo em conversa com a autora Lúcia Teixeira Furlani.
Em novembro de 2007 os 117 alunos, das 2as e 3as séries, receberam a autora e conversaram sobre tudo que aprenderam nas aulas auxiliadas pelo livro infantil.
As professoras das 2as séries Vanessa Pereira Bley, Luciene Santos Freitas e Dionei Dias da Silva trabalharam com o livro, ao longo do primeiro bimestre do ano, em diversas atividades e despertaram o interesse dos alunos por História, Geografia, Artes e Matemática.
“Estudamos com eles através da linha do tempo, sobre a história, os animais da Mata Atlântica e Matemática. Eles tinham que diminuir as datas para saber quantos anos tinham se passado entre um personagem e outro, estudamos Geografia com a planta da Baixada Santista,” conta a professora Luciene.
A professora Vanessa percebeu que trabalhar com todas essas atividades, através de uma única história, não foi cansativo para os alunos e os levou ao conhecimento dos personagens do livro que antes não chamavam suas atenções. “Depois da conversa, quiseram entrar no site, se interessaram pelas novas aventuras, queriam saber sobre cada detalhe das histórias. Como elas foram escritas, por exemplo.”
As professoras das 3as séries Denise dos Santos Fernandes, Lidiane de Carvalho, Gonçalves Casaroti e Vanessa Negrini, que utilizaram o livro no segundo bimestre, ficaram contentes com o resultado em sala de aula.
“O livro aproxima a criança da realidade da Baixada Santista. Elas ficaram encantadas em saber que piratas já pisaram em nossas praias e que Benedito Calixto esteve no Guarujá, onde elas já foram”, conta a professora Denise.
Projeto Pedagógico – A autora insere naturalmente noções de Geografia, História, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética. Em segunda edição, Tudo é Possível já está sendo adotado em diversas escolas do País. Foi elaborado um Projeto Pedagógico e de Apoio ao professor, com a proposta de fazer com que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa, tanto para os professores como para os alunos, sugerindo desde aulas-passeio aos pontos turísticos, tipos possíveis de leitura, pesquisas, dramatizações, atividades artísticas, produção textual e brincadeiras.
O nome do projeto é Nossa História, Nossa Gente; tem como Temas Transversais (complementares) Meio Ambiente e Cidadania. Há um destaque especial para a releitura das obras de Benedicto Calixto e pesquisas sobre José Bonifácio, “um homem de muita sabedoria”.
As propostas de atividades inseridas no Projeto Pedagógico procuram fazer o leitor, a criança e o jovem analisar e entender as opções escolhidas, “tanto na realidade, como na ficção, de forma a ajudá-los a se transformar em alguém capaz de também fazer suas próprias opções”, afirma a escritora.
Sobre a história – Na história, o menino Lucas mergulha num mundo de sonhos, que mistura realidade e ficção. Ele interage com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos. Em incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.
Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.
A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia estréia na literatura infanto-juvenil com essa obra, sucesso de público e crítica, aplicando sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. É presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau.