A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, terá o segundo maior contingente de atletas para a disputa do Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão/XI Troféu Alberto Martin Perez, competição que ocorrerá na própria instituição de ensino santista, a partir da próxima sexta-feira (13), estendendo-se até domingo (15).
A UNISANTA do head coach Marcio Latuf terá 66 atletas, sendo 47 homens e 19 mulheres. O Esporte Clube Pinheiros tem o maior número de inscritos, com 82 nadadores, sendo 47 homens e 35 mulheres. O Corinthians aparece em terceiro, com 27 (14 homens e 13 mulheres) e o Serc/São Caetano, em quarto, com 22 (11 homens e 11 mulheres)..
No total, a disputa terá 353 atletas (239 homens e 114 mulheres), distribuídos por 48 agremiações e entidades diversas, competindo oficialmente. Além disso, Minas Tênis Clube, de Thiago Pereira, Clube Curitibano e o Vila Aquática de Brasília tomarão parte das disputas como agremiações especialmente convidadas, o que acrescerá em muito no aspecto técnico.
Para a UNISANTA, que volta a abrigar um Paulista Júnior e sênior, depois de três anos, a disputa vale um inédito heptcampeonato do Troféu Alberto Martin Perez.
Desde a criação do Troféu Alberto Martim Perez, a UNISANTA desponta como a maior ganhadora de títulos, sendo seis contra quatro do Esporte Clube Pinheiros, que não vence a competição desde 2004.
De 2005 para cá só tem dado UNISANTA, que, além do heptcampeonato, briga pelo quinto título consecutivo. Além, de ter vencido em 05/06/07 e 08, a equipe santista também venceu m 2000 e 03. Nas seis conquistas, três foram na piscina do maior rival, o EC Pinheiros.
De 2006 para cá, a UNISANTA ainda é a maior ganhadora de títulos estaduais de categorias, totalizando 17, sendo o último deles, o tetracampeonato paulista júnior e sênior de inverno. Em 2006, a UNISANTA venceu sete dos oito títulos em disputa.
O Paulista JR e SR de Verão será realizado na piscina longa (50 metros), do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, da instituição de ensino santista. No total, serão realizadas 126 provas, distribuídas em cinco etapas, sendo duas no dia 13 (sexta-feira), duas no dia 14 (sábado) e uma no dia 15 (domingo).
Competirão nadadores nascidos até 1992 (categoria júnior I), bem como os nascidos até 90 (juniores II) e os nascidos até 1989 (seniores).