Dois dos principais nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Marco Antônio Sapucaia e Fernando Ernesto dos Santos, atuam nesta segunda e terça (17 e 18), sempre a partir das 16 horas, na primeira etapa da segunda edição da Liga Nacional de Natação da Argentina, a ser desenvolvida na piscina de 25 metros do Clube Universitário de La Plata. Eles atuam pela Sociedade Alemã de Ginástica de Villa Ballester.

Eles são os únicos atletas não argentinos a tomar parte da disputa, que envolve as quatro melhores representações de natação masculina da Argentina, bem como os 20 principais competidores daquele país, entre os quais José Martim meolans, do Club Atlético River Plate, de Buenos Aires, e principal astro da natação argentina, ao lado de Georgina Bardach, da UNISANTA.

Sapucaia e Fernando Ernesto, que ajudaram sobremaneira a UNISANTA a conquistar o título de vice-campeã brasileira do Troféu José Finkel, competem em La Plata ao lado de Nicolas Trossero, Mariano Baccaro, Juan Manuel Zucconi e Exquiel Andrino, sob o comando dos técnicos Gustavo Roldan e Walter Rodriguez.

Além da Sociedade Alemã de Ginástica de Villa Ballester, essa segunda edição da Liga Argentina de Natação terá as representações do River Plate, Gimnasia Y Esgrima de Santa Fé e Regatas Burzaco.

A competição, com transmissão ao vivo pela emissora argentina Tyc Sports, compreende disputas de 50 e 100 metros nos quatro estilos, 400 metros nado livre e medley e revezamentos 4×50 metros nado livre e medley.

No total serão realizadas seis etapas. As outras cinco serão dias 24 e 25 deste mês, em San Luis; dias 15 e 16 de outubro, em Corrientes; dias 22 e 23 de outubro, em Santa Fé; dias 5 e 6 de novembro, em Buenos Ayres, e dias 19 e 20 de novembro, em Mar Del Plata.

CONRADO CHEDE OPERADO – Conrado Chede, ouro nos 800 metros e prata nos 1500 metros nado livre, no Troféu José Finkel, pela UNISANTA, sofreu uma intervenção cirúrgica para extração do apêndice. Em casa, o atleta se recupera para logo voltar aos treinamentos.