O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de agosto, voltou a apresentar evolução positiva no índice de inflação, desta vez em percentual superior a julho.
De forma específica, é feita a seguir análise detalhada, por grupo, das principais variações apuradas no mês de agosto:

Grupo Habitação: Neste grupo houve deflação de -1,27% motivada principalmente pela redução de preços nos equipamentos do domicílio destacando-se reduções nos equipamentos de informática e telefonia com queda de -14,52% e ainda dos aparelhos de som e imagem em -5,0%. Estas quedas compensaram elevações de preços em outros subgrupos.

Grupo Alimentação: O grupo apresentou pelo quinto mês consecutivo, inflação significativa 1,66%. Destacaram-se como principais geradores de inflação os produtos industrializados com aumento médio de 1,91% gerado por aumento de preços em vários itens destacando-se: leite em pó 9,31%, creme de leite 11,57% e queijo em 17,43%. No item panificados destacaram-se a baguete com 10,16%, pão francês com 1,08% e pão de forma 6,7%. No item massas, farinhas e féculas aumento médio de 3,11%, no item óleos aumento médio de 2,41 destacando-se o óleo de soja com 4,6%. No subgrupo de semi-elaborados apurou-se evolução média de 3,01% destacando-se o acém com aumento de 14,7% , o coxão mole com 6,5% e a fraldinha 24,65%. As aves apresentaram também significativo aumento médio de 6,37% puxados pela evolução do preço do peito com osso 14,15% e do frango com 7,0%. O leite manteve elevação de 3,41% bem como os cereais 3,44%, para finalizar os ovos apresentaram acréscimo de preço em 5,54%.

Grupo Transportes: apresentou inflação de 0,58% influenciado pelo aumento do preço de estacionamento em 12,3% e dos veículos em 0,91%.

Grupo Despesas Pessoais: forte Inflação de 2,34%, ocasionada por aumento de fumo e bebidas na ordem de 1,19%, neste subgrupo destacam-se os cigarros com 1,5% de aumento médio, nas bebidas não alcoólicas destacam-se o cafezinho com leite cujo aumento foi de 4,5% e os sucos naturais com 3,7%. No item bebidas alcoólicas aumentos de conhaque 3,0% cerveja em 1,54% e vinho 1,67%. No subgrupo recreação e cultura aumento médio de 5,7% ocasionado pelo aumento dos livros não didáticos em 8,0%, das viagens 8,02% e dos CDs 4,5%.

Grupo Saúde: inflação de 0,85% influenciado pelo aumento de serviços médicos e laboratoriais em 1,18%, forte influência também dos remédios que apresentaram evolução de 1,16%, os preservativos 3,6% e dos aparelhos corretivos 6,5%.

Grupo Vestuário: Houve deflação de -0,37% ocasionada por queda nos preços das roupas de homem em 0,05% e principalmente pela acentuada queda dos calçados e acessórios de vestuário com redução de 3,38% em média.

Grupo Educação: Houve pequena deflação de -0,08% apesar do aumento dos livros didáticos em 9,0% houve compensação pela queda dos materiais e mensalidades em -0,5%