A escolha da profissão ainda é uma difícil tarefa para a maioria dos jovens. De acordo com especialistas em orientação vocacional, a falta de informação e a pouca idade causam insegurança na hora de escolher uma carreira. Além das profissões tradicionais, os vestibulandos podem optar por cursos superiores de curta duração (dois anos), que abrem novas oportunidades no mercado de trabalho.

Para esclarecer as dúvidas dos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, além de cursinhos pré-vestibulares, sobre a carreira profissional, mercado de trabalho, entre outros temas, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) promove na próxima terça-feira, dia 18, das 9 às 16 horas, a XII Feira de Profissões e Orientação Vocacional.

Atividades – Os visitantes poderão conferir nos 28 estandes do evento alguns dos projetos desenvolvidos nos cursos superiores da Instituição, além de participar de palestras com profissionais de cada área, e conhecer laboratórios e outros ambientes do Campus como as Clínicas de Odontologia e Fisioterapia, o Tribunal do Júri, o Complexo Poliesportivo e muito mais. A entrada é franca.

Segundo os organizadores, a proposta é promover a interação entre o público e a universidade, por meio de atividades práticas e a apresentação de projetos elaborados pelos universitários. Haverá avaliação física e de composição corporal, pela Faculdade de Educação Física e Esporte, observação de microorganismos marinhos e aquário de toque, no Curso de Biologia Marinha, exposição do aeromodelo de Engenharia Mecânica, unidades industriais em tamanho reduzido da Engenharia Química, entre outros projetos nas áreas de Saúde, Exatas, Humanas e Biológicas.

Abertura – Às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo da Instituição, haverá a palestra de abertura, com o tema A escolha da Carreira Profissional, ministrada pelo professor Gilberto Ghiuro Júnior, coordenador do Departamento Universidade Aberta, da UNISANTA. Em seguida, os visitantes participam das demais atividades do evento.
A XII Feira de Profissões tem apoio da Diretoria Regional de Ensino de Santos e será realizada nos pátios do Bloco M da Universidade, com entrada pela Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão. Informações: (13) 3202-7101 ou www.unisanta.br/feiradeprofissoes.

Vestibular 2008 – Somente no dia do evento, os vestibulandos poderão fazer a inscrição para o Vestibular 2008 pagando uma taxa especial. São oferecidos os cursos tradicionais de: Administração de Empresas; Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas – Biologia Marinha; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física e Esporte.
E ainda: Engenharias Civil, de Computação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Química e de Telecomunicações; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Licenciatura em Matemática; Odontologia; Pedagogia; Publicidade e Propaganda.
Curta duração – Os cursos superiores de curta duração (2 anos) são os seguintes: Design de Interiores, Gerontologia e Desenvolvimento Social, Gestão Comercial (Moda); Processos Gerenciais (Gestão de Micro e Pequenas Empresas); Produção Multimídia (Design Gráfico – Vídeodigital – Webdesign); e Recursos Naturais (Plantas Medicinais).