Com o reforço de 15 atletas das categorias juvenil, júnior e sênior, entre os quais Mariana Katsuno (peito), Lucas Kanieski (fundo), Fábio Santi (costas) e Sara Corrêa (200, 400 e 800 livres), a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, tem praticamente definido o seu elenco para a temporada 2008, na qual prosseguirá com sua filosofia de privilegiar igualmente a base e o esporte de alto rendimento. “Não há como se fazer esporte sem conciliar os extremos. Quem começa precisa dispor de um espelho”, destaca o coordenador técnico Márcio Latuf, que também responde pela direção da equipe principal.
Assim, em 2008, a UNISANTA continuará trabalhando forte na base, em busca de novos valores com mesma potencialidade, por exemplo, de Isabelle Longo, nadadora de seleção brasileira revelada em suas equipes de formação.
Ao mesmo tempo, prosseguirá em busca de bons resultados nas mais importantes competições estaduais e nacionais. “A UNISANTA realiza um trabalho sério, de bases sólidas, no qual os passos são sempre muito bem planejados antes de serem executados”, afirma Latuf, respaldado na administração da diretora da área, professora Rosa do Carmo José.
Além dos atletas já citados, a UNISANTA tem para 2008 mais os seguintes nadadores: Wallace Rodrigues Lobato (costas), Lorena Araújo Resende (costas e borboleta), Bruna Carvalho (medley e borboleta), Rafael Palloni (livre e borboleta), Luis Avelino (fundo), Lia Marega (borboleta), Bruno Gonçalves dos Santos (fundo), Erik Reusch Marques (velocista), Thiago Fernandes (peito), Luiz Cremonez (borboleta) e Alexandre Ricardi (borboleta),
Segundo Márcio Latuf, a chegada destes novos nadadores compensa as perdas sofridas. “Tivemos algumas baixas, principalmente por conta de atletas que resolveram parar de nadar para tocar suas vidas, além de outros que optaram em seguir nadando em outros centros, algo a qual o esporte já esta habituado. A intenção nossa é seguir com o trabalho, buscando cada vez mais a valorização de jovens promessas, pensando a médio e longo prazos”, completa.