Seguindo uma tendência mundial, a equipe masculina de maratonas aquáticas do Egito chega neste sábado (2), para o desenvolvimento de um Swimming Training Camp na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que se estenderá até o próximo dia 24. Formado pelos experientes Mohamed El-Zanaty, Mazen Aziz e Mohamed Gadallah o time egípcio deveria ter vindo para a disputa da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, mas problemas de ordem burocrática impediram que isso ocorresse.
A Federação Egípcia de Natação, no entanto, resolveu manter a programação no tocante a um Swimming Training Camp, trabalho que cada vez ganha mais espaço na natação mundial. Treinadores do mundo inteiro já chegaram a conclusão de que períodos de treinamento intensivo em lugares aprazíveis e afastados dos redutos habituais dos atletas trazem uma boa harmonia e principalmente aumenta a concentração no trabalho a ser realizado.
O time do Egito repete a ação desenvolvida pela equipe russa. Tricampeã mundial, que participou da abertura do Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008, quando da realização do Troféu Renata Agondi, que envolveu um total de 84 atletas de 15 países. Além dos egípcios, os nigerianos também estiveram ausentes da disputa, embora inscritos.
Tanto Mohamed El Zanaty quanto seu “xará” Mohamed Gadallah estiveram em Santos, em 2007, para a primeira edição da Maratona Aquática Internacional de Santos. El Zanaty, com o tempo de 2h06ms19, foi o 11º. Colocado, enquanto Gadallah obteve o 17º. lugar, nadando para 2h14m33.
Mohamed El Zanaty é um velho conhecido nos maratonistas aquáticos brasileiros. Em 2006, ele foi o quarto colocado na etapa do Circuito Mundial de Águas Abertas, realiza em Tapes, no Rio Grande do Sul, em prova na qual Luiz Lima, competindo pela UNISANTA, foi o segundo colocado. O nadador egípcio tem ainda em seu currículo o terceiro lugar na prova de 25 km do Campeonato Mundial de Águas Abertas de Melbourne, na Austrália, enquanto Mazen Aziz foi 11º. Na etapa de Dubai do Circuito Mundial de 10 km em 2007.
A permanência dos egípcios na UNISANTA busca a preparação para Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, na Espanha, competição a ser realizada de 3 a 8 de maio, como seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, marcados para agosto deste ano. Além dos nadadores, vêm ao Brasil um técnico e um dirigente.

RECESSO DE CARNAVAL – Os nadadores da equipe principal da UNISANTA realizam treinamento às 6 horas deste sábado (2) e logo após serão dispensados para um recesso de Carnaval, que se estenderá até terça-feira (5). Na quarta-feira (6), eles retomam os treinamentos em dois períodos.