O campeão e recordista mundial do nado borboleta, Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, com passaporte visado para os Jogos de Pequim 2008, seguiu para os Estados Unidos, onde permanecerá pelos próximos três meses, treinando em Fort Lauderdale, na Flórida, e competindo no Grand Prix de Missouri, além do Sectionals da Flórida e de New York. Kaio estará de volta ao Brasil para o Brasileiro Absoluto de Verão/Troféu Maria Lenk, a ser realizado de 6 a 11 de maio, no Rio de Janeiro, como última escala para a formação da equipe olímpica brasileira.
Kaio, que encarou uma forte rotina de treinamentos durante o período de Carnaval, na piscina do Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba, seu estado natal, faz uma avaliação positiva da viagem. “Será uma grande oportunidade de treinamento. Poderei competir com atletas de alto nível, como o (Michael) Phelps. Vou ter uma idéia de como estou para as Olimpíadas”, admite o nadador.
Rosane Carneiro, sua treinadora, concorda com atleta. Para ela, o Grand Prix pode ser até mais difícil do que a própria Olimpíada. “Em Pequim, apenas os dois melhores nadadores de cada país estarão competindo. No Grand Prix, teremos dez ou mais atletas dos Estados Unidos, todos com tempos muito próximos e até superiores aos europeus”, afirmou a técnica.
Quanto aos treinamentos no Carnaval, Kaio enfatizou que os mais importante é focar a competição de agosto, em busca de uma medalha. “Carnaval é uma festa que diz mais respeito ao brasileiro, portanto, não poderia entrar no embalo, enquanto meus principais adversários manteriam a rotina dos treinos”, avaliou.