A equipe principal de natação da Universidade Santa Cecilia (UNISANTA), comandada pelo técnico Márcio Latuf, realiza neste final de semana seus últimos treinos, antes do embarque, no domingo (02/09) para a Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, onde será realizada, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno /36º. Troféu José Finkel, entre os dias 4 e 9 de setembro.
O clima é de muita confiança, com a motivação em alta, tanto por parte dos atletas como da comissão técnica, que ministrará treinos mais leves sábado (01) e domingo (02).
O Troféu José Finkel contará com 56 equipes. O EC Pinheiros, atual tetracampeão, tem a maior representação masculina com 34 atletas, enquanto a UNISANTA tem a maior feminina, com 28 nadadoras. Apenas 10 equipes dos 56 participantes têm os revezamentos masculino e feminino.
A competição será a quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, após o Mundial de Melbourne, em março; o Troféu Maria Lenk, em maio; e os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho.
Após o Finkel, quem quiser ir às Olimpíadas terá novas chances em dezembro deste ano, quando serão disputadas três competições simultâneas em São Paulo/SP – o Torneio Open, o Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) e o Brasileiro Júnior (Troféu Júlio de Lamare) de Natação – e no ano que vem, com o evento-teste na China, em fevereiro; o Sul-Americano Absoluto, em março; e por fim, o Troféu Maria Lenk, em maio de 2008, os dois últimos no Rio de Janeiro.
NOVO COMPLEXO – O José Finkel marcará a inauguração do Complexo Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), construído no campus da Grande Florianópolis, em Palhoça.
O Complexo Aquático é uma obra em parceria com o Governo Federal, com recursos da União, Ministério do Esporte, Unisul, e o estado de Santa Catarina. É o empreendimento de maior destaque da universidade. O Complexo já recebeu atletas de várias regiões do Brasil e está se tornando um referencial do esporte em Santa Catarina e no Brasil.
O Complexo Aquático da Unisul possui três piscinas cobertas e aquecidas. Uma olímpica e outra de saltos, dentro dos padrões para eventos internacionais, que permitem a prática e o desenvolvimento da natação, pólo-aquático, saltos ornamentais, nados sincronizados e outras práticas voltadas para a atividade física e saúde.
A piscina olímpica tem 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, com 2 metros de profundidade. A piscina de saltos tem 25 metros de comprimento por 15 metros de largura, com 5 metros de profundidade. A piscina fisioterápica possui 12 metros de comprimento por 6 metros de largura, a profundidade varia entre 0,41 metros, 1,05 metros, até 1,50 metros.