A natação de maratonas aquáticas do Brasil sofreu mais um duro golpe, com o anuncio do cancelamento da tradicional Travessia dos Fortes, que seria realizada no dia 7 de outubro próximo, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Sob a alegação de carência de recursos, diante da falta de patrocínio, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, emitiu nota comunicando o ocorrido e anunciando a intenção de voltar a promover a disputa em 2008.

O cancelamento da Travessia dos Fortes atinge diretamente o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, detentor do título de pentacampeão da prova (2002, 2003, 2004, 2005 e 2006), que se preparava para buscar mais uma conquista em sua vitoriosa carreira.

Luiz, que ficou de fora dos XV Jogos Pan-Americanos, vem buscando uma vaga na equipe brasileira que irá ao Sul-Americano de Maratonas Aquáticas e uma posição no time olímpico para Pequim 2008.

Quem também se vê prejudicada é a nadadora pan-americana da UNISANTA, Ana Marcela de Jesus Cunha, bicampeã nacional de maratonas de 10 km por antecipação e que despontava como uma das favoritas ao título da Travessia dos Fortes, em busca de repetir o desempenho de 2006, quando venceu com o tempo de 42m14.

Além da Travessia dos Fortes, a temporada de Maratonas Aquáticas no Brasil sofreu com os cancelamentos de etapas do Circuito Nacional e mesmo do Circuito Mundial, como a de Belém do Pará, que seria realizada no próximo dia 16 de setembro.

PRÓXIMA PARADA – Para Ana Marcela, que também é líder do Circuito Brasileiro de Provas de 5 km, a próxima parada é a etapa chinesa do Circuito Mundial de 10 KM, a ser realizada no dia 23 de setembro, em Xin Jinhe, na província de Shantou, na República Popular da China.

Com isso, a nadadora da UNISANTA não terá como atuar na Travessia de Ilheus, Bahia, etapa do Circuito Brasileiro de provas de 5 km, marcada para o dia 22 do mesmo mês.

Assim, até o final da temporada, Ana Marcela terá pela frente a Travessia Nacional de Vitória do Espírito Santo de 5 km, no dia 21 de outubro; a Travessia Nacional de Rio das Ostras de 5 km, no dia 2 de novembro e a Travessia Nacional de Rio das Ostras de 10 km, no dia 4 do mesmo mês.