Restando apenas os campeonatos brasileiros júnior e sênior de verão para o encerramento da temporada 2008, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, ocupa a terceira colocação no ranking nacional de clubes de natação, sendo a primeira entre as instituições de ensino.
UNISANTA e Esporte Clube Pinheiros dividem o terceiro lugar, com 193 pontos cada. O Sport Clube Corinthians Paulista é o vice-líder, com 220 pontos, enquanto o Minas Tênis Clube, com 240, tem praticamente assegurado o primeiro lugar pelo quinto ano consecutivo.
É bom lembrar que tanto UNISANTA como Pinheiros registram uma participação a menos que os dois melhores, sendo sete competições para Minas e Corinthians e seis para UNISANTA e EC Pinheiros.
Os campeonatos brasileiros júnior e sênior de verão, a serem desenvolvidos em Palhoça, Santa Catarina, a partir desta quinta-feira (11), podem alterar o posicionamento de Corinthians, Pinheiros e UNISANTA, com chances de o Corinthians ser ultrapassado por ambos, considerados, ao lado do Minas, as grandes forças em ação no Sul do País.