Com o Congresso de Abertura e Técnico, marcado esta quarta-feira (10), às 20 horas, Auditório da Unisul, em Palhoça, na Região Metropolitana, de Florianópolis, Santa Catarina, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) dá inicio a programação das disputas simultâneas do IV Torneio Open, do XXVIII Campeonato Brasileiro Junior/Troféu Julio De Lamare, e do XVIII Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães. As provas têm início nesta quinta-feira (11), estendendo-se até domingo (14), no Complexo Aquático da Unisul.
A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, com uma equipe de 60 atletas, seguiu viagem na manhã desta terça-feira (9). Todos os grandes nomes das piscinas nacionais estarão nos Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior, na parte da manhã, e também no Torneio Open, na parte da tarde, lutando por índices para o Campeonato Mundial em Piscina Longa e também por vaga no Campeonato Sul-Americano Juvenil.
Estas disputas simultâneas definem o ranking nacional de clubes, com troféus para as cinco melhores agremiações. O canal SPORTV transmite ao vivo. Todos os atletas da seleção brasileira que competiu no já lendário Cubo D’Água, em Pequim, estarão na competição. Este ano são 750 inscrito de todo o país.
Como o regulamento permite que quem não é das categorias júnior ou sênior possa nadar pela manhã em observação e ascender ao open, caso esteja entre os oito melhores tempos, a UNISANTA leva, entre outros, os juvenis Ana Marcela Cunha, atleta olímpica, Luiz Cremonez e Paulo Magalhães de Paula, destaques da conquista do bicampeonato brasileiro juvenil de verão.
Este é o quarto ano do formato da competição que têm revelado performances de alto nível técnico. Foi no Torneio Open de 2005, o único realizado em piscina curta, que Kaio Márcio Almeida superou o recorde mundial dos 50m borboleta.
Tetracampeã estadual Júnior e Sênior, a UNISANTA, encara os brasileiros com chances de brigar por mais excelentes resultados. A extraordinária performance no Paulista, com uma pontuação recorde de mais de 8.000 pontos é fator determinante para deixar equipe e comissão técnica motivados.
A delegação é chefiada pela professora Rosa do Carmo José e é composta pelos técnicos Márcio Latuf, Gerson Pazian, Fábio Massaini, o Binho, e Alexandre Paes, além do massagista Nei Roblis.
Com a realização simultânea destas disputas, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pretende desenvolver uma ação de solidariedade. Para tal, solicita a todas as pessoas envolvidas nas disputas que levem um quilo de alimento não perecível, que será designado a uma organização não governamental reconhecida e oficializada pelo governo catarinense.

PROGRAMAÇÃO – Dia 10 (quarta-feira), às 20 horas, Congresso de Abertura e Técnico no Auditório da Unisul. Dia 11 (quinta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 1ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães. Às 15h30, aquecimento; às 17 horas, cerimônia oficial de abertura; às 17h15, 1ª Etapa do Torneio Open..
Dia 12 (sexta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 2ª Etapa do Torneio Open.
Dia 13 (sábado), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 16h30, 3ª Etapa do Torneio Open.
Dia 14 (domingo), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães e entrega da premiação; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 4ª Etapa do Torneio Open e entrega da premiação.
Durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes de Natação, que a UNISANTA na luta pelas primeiras posições.