A equipe principal da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, inicia às 18 horas desta terça-feira (6), sua participação no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk, a ser desenvolvido até domingo (11), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Em sua 48ª. edição, o Brasileiro de terá 47 clubes e 434 atletas inscritos. Trata-se da última seletiva brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Assim, no mesmo cenário onde os nadadores brasileiros conquistaram 27 medalhas e bateram 12 recordes pan-americanos no Pan Rio 2007, o Parque Aquático Maria Lenk, os melhores de todo o país partem para o tudo ou nada em busca de um lugar na delegação que desembarca na China, em agosto.
Nesta terça-feira (6), a partir das 18 horas, serão disputadas as séries eliminatórias de 50 metros nado livre feminino e masculino, 200 metros nado de peito masculino e feminino e as sére4s mais fracas dos 800 metros nado livre feminino e 1500 metros nado livre masculino. Na quarta-feira (7), a partir das 10h30, com transmissão do SporTV ocorrem as finais e mais as séries mais fortes dos 800 e 1500 metros.
No Rio, a UNISANTA terá a segunda maior delegação, com 51 nadadores, sendo 27 homens e 24 mulheres, já que a argentina Georgina Bardach desistiu de vir ao Brasil, em razão de ter se ausentado por cerca de duas semanas dos treinamentos, diante de uma lesão. A outra estrela argentina da equipe santista, Liliana Guiscardo, tem participação confirmada no Maria Lenk.
Com vaga assegurada em Pequim, para as provas de 100 e 200 metros nado borboleta, Kaio Márcio de Almeida, campeão e recordista mundial do estilo, espera manter o excelente nível demonstrado na preparação nos Estados Unidos e ajudar a UNISANTA a conquistar uma excelente posição na classificação geral do deste Brasileiro Absoluto de Verão.
Além de Kaio Márcio, a UNISANTA também terá Felipe Lima, nadador que está a 32 centésimos da vaga na prova dos 100 metros de peito; Felipe May, com grandes chances nos 400 metros nado livre e ainda Ana Marcela Cunha, que assegurou vaga olímpica na prova dos 10 km da competição de maratonas aquáticas, na manhã de sábado (3), em Sevilha, na Espanha. Ana Marcela tenta, no Rio de Janeiro, uma vaga no Campeonato Mundial Júnior.
Após oito seletivas em piscina, onze atletas brasileiros já chegaram aos índices A da Federação Internacional de Natação (FINA), que permitem ao país inscrever até dois atletas por prova (ver lista no final). Mesmo para estes, que já estão praticamente garantidos, o Troféu Maria Lenk é muito importante. Melhorando seus tempos na competição, melhor balizados estarão nas eliminatórias dos Jogos Olímpicos. E em se tratando de Olimpíada, cada detalhe pode fazer a diferença entre estar ou não na final, ganhar ou não uma medalha.
O Brasil já tem lugar garantido nas raias do Cubo D’Água em todas as provas de revezamento masculino (4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley), pois figurou entre os 12 do Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne, em março de 2007. Neste caso, a questão a ser decidida no Maria Lenk será a de quem fará parte destes quartetos.
Este não é o caso dos revezamentos femininos, que precisarão estar entre os quatro melhores tempos do mundo entre os países que não foram classificados em Melbourne, para entrar em Pequim. Com este objetivo será feita uma tomada de tempo com as quatro melhores nadadoras de cada prova, no final do último dia do Troféu.
Se sair vitorioso da edição de 2008 do Campeonato Brasileiro Absoluto, o Esporte Clube Pinheiros, que venceu seguidamente de 2003 a 2007, se tornará hexacampeão. O maior ganhador de títulos da história da competição é o Flamengo, com 12 conquistas, seguido por Pinheiros, com 10; e Minas Tênis Clube, com 7 títulos. A UNISANTA tem obtido o vice-campeonato nas cinco últimas edições.
O Troféu Maria Lenk definirá também quem vai integrar o time do 2º Mundial Júnior de Natação, em julho, em Monterrey, no México. Com grande sucesso, o Brasil realizou a primeira edição desta nova competição da FINA em agosto de 2006.