A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, sob o comando do head coach Márcio Latuf, inicia nesta tarde de segunda-feira (2), a partir das 17, a participação em mais uma edição do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk, competição que ocorre até domingo (8), no Parque Aquático Julio de Lamare, no Complexo esportivo do Maracanã. A disputa se constitui na última seletiva para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho, e para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

No Rio, a UNISANTA terá 32 atletas, sendo 15 mulheres e 17 homens. Entre seus nadadores, a equipe santista terá a medalhista olímpica e um dos maiores destaques da natação latino-americana dos últimos 10 anos, a argentina Georgina Bardach, atuando pela representação santista pela décima primeira vez. A irmã de Georgina, Virginia, também competirá pela UNISANTA nesta temporada.
Nesta segunda-feira (2), no primeiro dia de disputas, ocorrem as provas eliminatórias dos 200 metros nado de peito (F/M), 50 metros nado livre (F/M), 200 metros nado de peito (F/M) e as séries mais fracas dos 800 metros nado livre (feminino), dos 1500 metros nado livre (masculino) e dos revezamentos 4×50 metros nado livre masculino e feminino.

Outro evento importante que usará o Maria Lenk como seletiva é o Campeonato Mundial Júnior, em agosto, em Lima, no Peru. A diferença é que esta não será a última oportunidade para os jovens nadadores chegarem aos fortes índices. Também serão usados os Campeonatos Brasileiros Infantil, Juvenil e Júnior de Inverno.

A formação da seleção para os Jogos Pan-Americanos também tem uma novidade este ano. Será feita uma análise dos tempos obtidos nas competições seletivas tendo como referência uma tabela de índices técnicos (os tempos vencedores do Pan-Americano Rio 2007), ou seja, a seleção não será anunciada logo após o encerramento do Troféu Maria Lenk, mas ao longo da semana seguinte. Já o time para o Mundial de Xangai terá os nomes para as provas individuais anunciados ao final do último dia. As equipes de revezamento serão divulgadas posteriormente, pois a comissão técnica pretende analisar com calma as melhores opções para o país. (C/assessoria CBDA).
– Tel (13) 32027127 – defe@unisanta.br