Na tarde da sexta-feira (15) e sábado (16), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu mais dois exemplares machos de agulhão-vela da espécie Istiophorus albicans, de aproximadamente 2,20 metros de comprimento e cerca de 30 quilos, capturados por pescadores, perto da costa da praia de Toque Toque Pequeno, em São Sebastião, São Paulo.

O pescador e pesquisador Márcio Silvestre, associado ao Projeto Pró-Pesca = pescando o conhecimento, do Acervo Zoológico da Unisanta (AZUSC) capturou os exemplares em rede do tipo cerco flutuante.

De acordo com os pesquisadores Matheus Rotundo, curador do AZUSC, e o Prof. Dr. Teodoro Vaske, professor do Mestrado em Ecologia da Unisanta, “a constante participação de pescadores e pesquisadores está proporcionando a realização de estudos que buscam compreender a importância do litoral do Estado de São Paulo no ciclo de vida dos agulhões-vela”.

O exemplar teve seus parâmetros biológicos analisados, como alimentação e reprodução e terá partes de seu corpo em exposição no Acervo Zoológico.

Rotundo e Vaske também desenvolvem atividades de pesquisa desde 2008 com peixes de bico, também conhecidos como agulhões (Família Istiophoridae) em águas costeiras

Pró-Pesca- O Projeto, que existe há mais de dez anos, visa integrar pescadores e pesquisadores e está sendo realizado em diferentes locais e comunidades do estado de São Paulo. As alunas de Biologia Marinha e estagiárias do Acervo Zoológico, Carina Quitério e Laís Carlini auxiliaram na tomada de dados dos exemplares.

Colaboração: Matheus Rotundo