A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara neste final de semana (sábado, 5, e domingo, 6), na cidade de Limeira, no Interior de São Paulo, seu último desafio na temporada estadual de competições em piscinas curtas (25 metros). Trata-se do Campeonato Paulista de Natação Juvenil de Inverno, que ocorre nas dependências da Sociedade Esportiva Gran São João.
Além da UNISANTA, que tem a maior atração do evento, a nadadora olímpica Ana Marcela Cunha e a maior equipe (48 atletas) entre as 43 inscritas, o Paulista Juvenil de Inverno envolve, entre outros, o atual campeão e maior ganhador de títulos na categoria, o EC Pinheiros, bem como de clubes que tiveram destaque no Brasileiro, realizado em Belém do Pará: Corinthians/São Bernardo, vice-campeão, e Clube Paineiras do Morumby, sexto colocado.
Neste sábado (5), a primeira etapa tem início às 8h30, sendo que a piscina estará liberada para o aquecimento às 7 horas. Na parte da tarde, as disputas têm início às 16 horas. O aquecimento será às 14h30, já o cerimonial de abertura será às 15h45. NO domingo (6), a terceira e última etapa começa às 8h30.
A competição reúne 273 atletas de 43 equipes. Além de Ana Marcela Cunha, figuram como destaques da competição Julia Gerotto, recordista no Campeonato Brasileiro na categoria juvenil I, nos 800m livre, 400m medley e 400m livre e seu irmão, Lucas Gerotto, também dono do novo recorde na prova dos 1500m livre juvenil II. A família Gerotto defende o Clube Paineiras do Morumbi. Hugo Quirin, do Corinthians/São Bernardo também teve um bom desempenho no Brasileiro, quebrando o recorde nos 200m peito juvenil I.
GRANDE NOME – A nadadora olímpica da UNISANTA está inscrita nas provas de 800m livre, 400m livre, 200m livre e nos 400m medley, sendo que nas três primeiras ela tem o melhor tempo de balizamento.
Neste sábado (5), pela manhã encara a prova dos 800 metros nado livre, com o primeiro tempo de balizamento (9m01s61), sendo que o atual recorde de campeonato pertence à Isabelle Longo, também da UNISANTA, com 9m06s26, estabelecido na temporada passada, na Capital.
Ainda no sábado (5), no período da tarde, Ana Marcela nadará os 400 metros nado livre, com o tempo de entrada de 4m23s12, que lhe dá uma vantagem de cerca de 3 segundos em relação ao tempo da segunda melhor balizada.
E no domingo (6), também com o melhor tempo de balizamento, a nadadora da UNISANTA encara os 200 metros nado livre, com 2m07s98, também com excelentes chances de ascender ao degrau mas alto do pódio.