A escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani falou para uma atenta platéia de mais de 300 jovens leitores e professores na quarta-feira, 2 de julho, primeiro dia da programação infantil da VI Festa Literária Internacional de Paraty. Ao lado do escritor José Santos, ela falou sobre “Memórias e Histórias”. Temas como a história das pessoas, do Brasil e também de todos os seres da Natureza estiveram presentes no debate. Ao final de sua participação, ela autografou seus livros infantis“Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo” e “O Segredo da Longa Vida” debaixo de um dos pés de livros instalados na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Paraty.
“Podemos levar tudo o que lemos para qualquer lugar e para sempre”, comentou Lúcia. Ela ressaltou o papel da literatura na construção da memória e falou da importância de ler e de ouvir histórias.”Com um livro podemos nos transportar: atravessamos o tempo, abrimos as portas do passado, atravessamos espelhos e adquirimos a capacidade de ver e sentir coisas dos outros mundos. E a partir daí, tudo é possível”.
Ainda sobre a literatura, ela comentou: “Nós, seres humanos, não vemos tudo. Vemos uma janelinha da realidade. Por isso, precisamos nos esforçar, não nos acomodar e jamais deixar de usar nossa capacidade de imaginação”; perguntando-se sobre os mistérios do mundo, para procurar desvendá-los”.
Lúcia Maria Teixeira Furlani é autora de dois livros infantis que abordam justamente o tema do debate. O protagonista é comum nas duas obras. Em “Tudo é possível – Incrível Viagem no Tempo”, o garoto Lucas, criado inspirado em seu filho, viaja no tempo e se encontra com personagens célebres da história do Brasil. Já em “O Segredo da longa vida”, a viagem o leva ao Porto de Santos no ano de 1908, quando os primeiros imigrantes chegaram ao país. Na companhia da japonesinha Aiko, Lucas percorre a trilha dos japoneses que escolheram o Brasil como sua nova pátria.
Sua estréia na literatura infanto-juvenil foi em 2007, mas há mais de 20 anos Lúcia Maria Teixeira Furlani estuda e escreve sobre a jornalista e militante política Patrícia Galvão, além de ter publicado vários outros livros, nas áreas de Educação, Psicologia e Comportamento Humano.

Mais informações para a imprensa com Maria Fernanda Rodrigues/Ivani Cardoso (Lu Fernandes Escrtiório de Comunicação) pelo telefone (11) 3814.4600