A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, deu um grande passo para contar com uma dupla de atletas na estréia das maratonas aquáticas nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto desde ano. Na maior festa mundial da natação em águas abertas, a II Maratona Aquática da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi, na manhã deste sábado (26), na Praia do Boqueirão, em Santos. Ana Marcela de Jesus Cunha e Allan do Carmo (2h03m44s30), que acerta sua transferência para a equipe santista, garantiram vaga no Mundial de Sevilha, seletiva para a olimpíada chinesa.
Bicampeã brasileira de 5 e 10 km, Ana Marcela Cunha, de 15 anos, foi a melhor brasileira na prova em Santos, superando a atual vice-campeã do mundo em 5 e 10 km, Poliana Okimoto. A representante da UNISANTA foi a quinta melhor no Troféu Renata Agondi, que abriu o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2008, enquanto Poliana fechou os 10.000 metros de água salgada na nona colocação.
Já entre os homens, Allan do Carmo, considerável reforço que a UNISANTA traz para a temporada 2008, foi o terceiro colocado no geral e o primeiro brasileiro a concluir a disputa que reuniu 92 atletas de 17 países. O gaúcho Marcelo Romanelli, mesmo sem ficar entre os dez melhores na geral (foi o 12º. colocado), também assegurou vaga na equipe brasileira que irá ao Mundial de Sevilha, de 3 a 8 de maio.
Com o tempo 2h03m42s10, o vice-campeão mundial, o italiano Valerio Cleri, foi primeiro a cruzar o pórtico de chegada, numa acirrada disputa com o russo Evgeny Drattesev, segundo colocado, com 2h03m44s11. Seu compatriota Yuri Kudinov, ficou em quarto, seguido pelo norte-americano Mark Mark Warkentin;o italiano Simoni Ercoli, e os norte-americanos Charles Chip Peterson e Francis Crippen, grandes estrelas do pan Rio 2007.
No feminino, o tempode 2h04m03s57, valeu a primeira colocação à russa Larissa Ilchenko, seis vezes campeã do mundo em provas de 5 e 10 km. Na segunda colocação, a norte-americana Kristen Groome (2h04m05s23), seguida pela alemã Angela Maurer, atual campeã do circuito mundial ganhadora da primeira edição da Maratona Aquática Internacional de Santos, em 2007.
Sua compatriota, Britta Kamrau-Corestein, ficou em quarto lugar, seguida por Ana Marcela de Jesus Cunha. Em sexto, ficou a espanhola Margarita Dominguez, com a companheira de equipe Yurema Requema, na posição subseqüente. Martina Grimaldi, da Itália, foi a oitava, enquanto Poliana Okimoto, mesmo sem entrar na relação dos premiados em dinheiro (1º. ao 8º. lugar) garantiu vaga no Mundial.
PROVA DE CRESCIMENTO – O resultado em Santos mostra que Allan vai crescendo entre os melhores das maratonas no planeta e é candidato a uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, pois conseguiu o primeiro dos dois lugares da seleção brasileira no masculino para competir no Mundial de Sevilha, em maio, seletiva para a Olimpíada da China.”Foi uma prova muito difícil. Os nove primeiros estavam todos “embolados”. A arrancada foi uma estratégia planejada com meu técnico (Carlos Rogério Arapiraca). A idéia era poupar ao máximo e arrancar nos 2km finais. Na imaginação de muitos eu não conseguiria uma medalha porque os europeus estavam se revezando nas três primeiras posições o tempo todo. Agora só vou pensar em Sevilha. A medalha foi um estímulo para o Mundial porque preciso ficar entre os 10 para ir para a Olimpíada”, disse.
Ana Marcela, que deixou de lado as festas de final de ano treinar duro para a prova, alcançou seus objetivos: garantir uma vaga e ficar como a primeira brasileira, condição que credencia seu técnico (Márcio Latuf), como treinador da equipe feminina no um Mundial.”O trabalho com o Márcio está dando muito certo e queria muito que ele fosse comigo para a Espanha. Agora o trabalho estará todo voltado para conseguir ficar entre as 10 em Sevilha. Prefiro ficar atrás no início e imprimir um ritmo forte nos 3 últimos quilômetros. Mas pegamos uma correnteza contra na última perna da prova e cansei. Foi boa essa colocação, a minha melhor numa etapa internacional. Agora as estrangeiras viram que não existe só a Poliana no Brasil”, afirmou.
O Mundial de Sevilha é a próxima parada para os principais nadadores de maratonas aquáticas. A cidade é sede do 5º Mundial de Maratonas da FINA, de 3 a 8 de maio, competição que começa a definir os Jogos Olímpicos de Pequim, pois os 10 primeiros colocados no feminino e os 10 primeiros no masculino já estarão com a classificação garantida.
Esta será a estréia da maratona aquática no calendário dos Jogos Olímpicos. O Comitê Olímpico Internacional classificou as provas de 10 quilômetros como parte do programa da natação e foram destinadas 50 vagas para ela, ou seja, 25 no masculino e 25 no feminino. Os 20 primeiros (10 homens e 10 mulheres) sairão do Mundial de Sevilha, as vagas restantes serão ocupadas por um representante de cada continente e para os classificados no Pré-Olímpico de Pequim, nos dias 31 de maio e 1º de junho.
A chance de um país colocar dois atletas nos Jogos é classificando os dois no Mundial de Sevilha, entre os 10 primeiros. Caso apenas um consiga figurar entre os “top 10” na Espanha, o país não mais poderá classificar atletas para as Olimpíadas. Sevilha também será importante para definir quem serão os representantes dos continentes, a Europa, por exemplo, usará a competição para apontar o seu e as Américas também estuda esta possibilidade.
TRAVESSIA NACIONAL – Na preliminar da II Maratona Aquática Internacional de Santos/ Troféu Renata Agondi,Foi realizada a I Travessia Nacional UNISANTA/Renata Agondi, prova de 1,2 km, com domínio total dos nadadores da UNISANTA. No feminino, com o tempo de 15m10s46, Isabelle Longo venceu, completando o pódio com Larissa Cieslak, nadadora pan-americana da UNISANTA, e Jhessica Karoline dos Santos, também da equipe santista.
No masculino, vitória da dupla santista da UNISANTA formada por Ricardo Kojima (12m04s08) e Diego Uchoa dos Santos. O terceiro colocado foi Andrew Ventura. Na classificação geral, a UNISANTA conquistou o tricampeonato e a posse definitiva do Troféu Renata Agondi, com 1.543 pontos. O Circulo Militar de São Paulo foi o segundo, com 213 pontos, seguido pela Ativa Natação de Itatiba, com 191 pontos.
A organização da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi foi da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy (patrocinadora Fina do Circuito Mundial); Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.