O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho, festejou o sucesso da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, realizada no sábado, 26, como ponto alto das comemorações dos 462 anos de fundação da Cidade de Santos. “Nunca tivemos uma prova tão forte como essa. Ouso dizer que este é um dos cinco maiores eventos esportivos do País. Santos deve ter orgulho e sempre apoiar a família Teixeira e a Unisanta, que fizeram um trabalho incrível. Com certeza, temos tudo para continuar brilhando no Mundial e brigar por medalhas na Olimpíada”, falou o dirigente, à frente da entidade há 19 anos.
O dirigente máximo da natação brasileira ainda enfatizou o fato de a competição ter reunido, de “uma só tacada”, os 20 melhores do ranking mundial, o que a colocada como “a maior festa da natação mundial em água abertas já realizada”, afirmou.
Para Marcelo Teixeira, idealizador e organizador da prova, a missão foi cumprida condignamente: “Acredito que todos os objetivos tenham sido alcançados. Conseguimos, com o esforço de uma equipe coesa e centrada na valorização do esporte como instrumento educacional, presentear Santos com um dos maiores eventos esportivo da história da natação e homenagear nossa querida e saudosa Renata Agondi”, disse..
A prova abriu o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2008, e teve US$ 20 mil em premiação. Além de parte das comemorações do aniversário de Santos, faz uma homenagem à memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacionais de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a Europa.
Apresentando um nível técnico equivalente a de um mundial ou mesmo do que será visto na estréia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim, a prova foi um sucesso. Organizada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), uma das potências da natação brasileira, a II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi reuniu 92 nadadores de 17 países, em seis continentes. Centenas de pessoas acompanharam à beira da água à disputa e o cerimonial de premiação, que envolveu dezenas de autoridades civis, militares e esportivas em níveis estadual, nacional e internacional.
A prova serviu ainda para definir as seleções nacionais do Brasil, Estados Unidos, Rússia e Itália para a disputa do Mundial de Sevilha, na Espanha, a ser realizado de 3 a 8 de maio, como seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Dois seis integrantes da delegação brasileira que irá à Sevilha, quatro serão da UNISANTA: os técnicos Márcio Latuf e Carlos Rogério Arapiraca, e os maratonistas aquáticos Ana Marcela de Jesus Cunha e Allan do Carmo, que acerta seu ingresso no elenco santista para a temporada 2008. Os dois atletas foram os melhores brasileiros na disputa. Ana terminou em quinto, deixando Poliana Okimoto, em nono, enquanto Allan foi o terceiro melhor, superando com folga o também brasileiro Marcello Romanelli, 12º. Colocado. (Em anexo todos os resultados oficiais, homologados pela Federação Internacional de Natação/Fina).

TRAVESSIA NACIONAL – Na preliminar da II Maratona Aquática Internacional de Santos/ Troféu Renata Agondi, realizou-se a I Travessia Nacional UNISANTA/Renata Agondi, prova de 1,2 km, com domínio total dos nadadores da UNISANTA. No feminino, com o tempo de 15m10s46, Isabelle Longo venceu, completando o pódio com Larissa Cieslak (15m43s63), nadadora pan-americana da UNISANTA, e Jhessica Karoline dos Santos (15m47s37), também da equipe santista.
No masculino, vitória da dupla santista da UNISANTA formada por Ricardo Kojima (12m04s08) e Diego Uchoa dos Santos (12m07s76). O terceiro colocado foi Andrew Ventura (12m10s78). Na classificação geral, a UNISANTA conquistou o tricampeonato e a posse definitiva do Troféu Renata Agondi, com 1.543 pontos. O Circulo Militar de São Paulo foi o segundo, com 213 pontos, seguido pela Ativa Natação de Itatiba, com 191 pontos.
A organização da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi foi da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy (patrocinadora Fina do Circuito Mundial); Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.