Definida como a maior competição de natação em águas abertas já realizada no mundo, segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho, a II Maratona Aquática da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi, reúne os melhores nadadores do mundo, a partir das 10 horas (homens) e 10h10 (mulheres), deste sábado (26), na Praia do Boqueirão em Santos, na abertura do mais importante circuito mundial de maratonas aquáticas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008.
A competição, que integra as comemorações do 462º. Aniversário da Cidade de Santos terá transmissão ao vivo pela Santa Cecília TV e Canal Sportv, do Sistema Globosat. Antes ocorre uma prova nacional, a Travessia UNISANTA/Renata Agondi, com largada às 9h30 para os homens e às 9h50 para as mulheres, disputa em 1.200 metros, reunindo cerca de 500 nadadores de todas as categorias e condições de nado, do mirim ao master.
A II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi atraiu um grande número de atletas (92) e países (17), por estar a apenas três meses do Mundial de Maratonas Aquáticas, em maio, na cidade espanhola de Sevilha. Muitas equipes, entre as quais o Brasil, usarão a competição para selecionar seus atletas. Além de 20 mil dólares em prêmios, os atletas lutam pelos pontos no ranking mundial da Fina.
O Brasil tem Poliana Okimoto entre os atletas “top 10” das maratonas aquáticas no mundo. Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e vice-campeã do último Mundial de Maratonas, em 2006, nas provas de 5 e 10 quilômetros, ela está em terceiro no ranking mundial da modalidade e é um dos nomes mais cotados para o pódio nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Antes, porém, Poliana precisará conquistar neste sábado uma das duas vagas femininas para o Mundial de Sevilha e, uma vez lá, ficar entre as 10 melhores.
A maratonista brasileira terá adversárias de peso em Santos. Se vencer, ela terá duas “revanches”. A primeira com a russa Larissa Ilchenko, campeã nos 5km e 10km do Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne, em 2007, e campeã do Mundial de Maratonas de 2006, na Itália, também nos 5 e 10 quilômetros, nesta última competição, provas em que Poliana foi medalha de prata. A segunda com Chloe Sutton, a americana campeã dos Jogos Pan-Americanos, em julho passado. Também estarão na praia do Boqueirão, as alemãs Ângela Maurer e Britta Kamrau, respectivamente primeira e segunda do ranking mundial de 2007. A veterana e supercampeã de maratonas aquáticas Edith van Dijk, da Holanda, também está de volta às águas abertas nesta etapa de Santos. Mas Poliana não parece preocupada com as adversárias.
Outra brasileira na prova que luta por um lugar em Sevilha é Ana Marcela Cunha, da UNISANTA. Sétima colocada nos Jogos Pan-Americanos. Ana, de 15 anos, vem se destacando a cada competição e, três quilos mais magra, está motivada. “Estou treinando sem parar. Disputei a maratona Mar Grande- Salvador há poucos dias, e venci pela segunda vez. Mesmo com pouco tempo de espaço para Santos, estou bastante otimista em conseguir a vaga para o Mundial de Sevilha, e de preferência vencendo aqui em Santos porque a primeira colocada tem direito de levar o técnico e quero levar o meu (Márcio Latuf)”, disse.
Entre os homens a disputa também não será fácil. O brasileiro Allan do Carmo, medalha de bronze no Pan do Rio, também poderá competir com o vencedor e o vice dos Jogos, os americanos Francis Crippen e Charles Petterson. Outro “osso duro” será o russo Yuri Kudinov, campeão dos 25 quilômetros do Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne, vice-campeão desta distância no Mundial de Maratonas de 2006; e prata na Maratona de Santos do ano passado.
Dos 92 atletas inscritos para essa segunda edição da II Maratona Aquática da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi, 29 são brasileiros. Depois surgem com maiores contingentes a Rússia (tricampeã mundial), com 11 atletas; Estados Unidos e Itália, com oito; México, 6; Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha, França, Israel e Alemanha, 3; Chile, Holanda e Polônia, um cada. Dos atletas inscritos, os russos estão no Brasil, em treinamento, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento, desde o último dia 8.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy (patrocinadora Fina do Circuito Mundial); Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Sabesp, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP