Como parte do Congresso de Abertura e Técnico da mais importante festa da natação mundial em águas abertas, a II Maratona Aquática da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi, o Grupo Cantigas Praianas e o maestro José Simonian prestam uma homenagem à saudosa Renata Câmara Agondi, com um Concerto de Leitura. Marcada para as 10 horas, a cerimônia terá lugar no Anfiteatro do Bloco E da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, em Santos.
Com o nome Renata Agondi – Revolution 9, este Concerto de Leitura expõe fragmentos dos diários da famosa nadadora santista Renata Agondi, retirados do livro homônimo, de autoria do Dr. Marcelo Teixeira. Renata Agondi (1963-1988) se especializou no nado em mar aberto. Sua trágica morte ocorreu durante a tentativa de cruzar o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a Europa, em 1988 – acidente que, na época, gerou muita polêmica.
Pesquisa e adaptação de textos são de Neiva Pavesi, com supervisão do próprio Marcelo Teixeira. A leitura terá acompanhamento da flauta transversal de José Simonian, responsável pela direção musical. O Grupo Cantigas Praianas é formado por Clara Sznifer, Cynira Antunes de Moura, Marly Barduco Palma e Neiva Pavesi.
Após o Concerto, o diretor técnico da competição, Igor de Souza, fará uma exposição aos atletas, treinadores e dirigentes dos detalhes técnicos que envolvem à competição internacional. A seguir, os 92 atletas de 17 países envolvidos na disputa estará à disposição dos profissionais de Imprensa.
Marcada para este sábado (26), a partir das 10 horas, na Praia do Boqueirão em Santos, a II Maratona Aquática da Cidade de Santos/ Troféu Renata Agondi abre o mais importante circuito mundial de maratonas aquáticas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008.
A competição santista integra as comemorações do 462º. Aniversário da Cidade de Santos e tem como preliminar a Travessia Nacional UNISANTA/Troféu Renata Agondi, prova de 1.200 metros, reunindo cerca de 500 nadadores de todas as categorias e condições de nado, do mirim ao master. A largada desta disputa nacional ocorre as 9h30, no mesmo local. Além de 20 mil dólares em prêmios, os atletas lutam pelos pontos no ranking mundial da Fina.
Dos 92 atletas inscritos, 29 são brasileiros. Depois surgem com maiores contingentes a Rússia (tricampeã mundial), com 11 atletas; Estados Unidos e Itália, com oito; México, 6; Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha, França, Israel e Alemanha, 3; Chile, Holanda e Polônia, um cada. Dos atletas inscritos, os russos estão no Brasil, em treinamento, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento, desde o último dia 8.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy (patrocinadora Fina do Circuito Mundial); Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.