Chloe Sutton e Francis Crippen, norte-americanos campeões dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, chegam ao Brasil nesta quinta-feira (24), para a maior festa da natação mundial de águas abertas, a II Maratona Aquática da Cidade de Santos/ Troféu Renata Agondi marcada para o próximo dia 26 (sábado), a partir das 10 horas, na Praia do Boqueirão,em Santos, na abertura do mais importante circuito mundial de maratonas aquáticas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008.
Com uma equipe de oito atletas que traz ainda o vice-campeão pan-americano Charles Peterson, os Estados Unidos vêm a Santos com um dupla finalidade: brigar pelas primeiras posições na etapa de abertura do Circuito Mundial e ainda lutar por vagas na equipe norte-americana que irá, no início de maio, ao Mundial de Águas Abertas, em Sevilha, na Espanha, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto deste ano. Também para brasileiros, italianos e russos a disputa vale vagas no Campeonato de Sevilha.
Ainda pelos Estados Unidos, competirão em Santos Erica Rose, Kristen Groome, Micha Burdan, John Kenny e Mark David Markentin, que volta a competir na Cidade.
Nesta quinta-feira (24), também chegam as delegações do Chile e França, além de brasileiros vindos de várias partes d País, como os gaúchos Calos Pavão, Guilherme Bier e Fábio Lima, além do carioca Luiz Lima, outro grande nome da natação de águas abertas do Brasil. Ainda nesta quinta-feira (24), os participantes desta segunda edição a Maratona Aquática Internacional da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi, participam de um passeio pela orla de Santos, a bordo do double deck do Santos Futebol Clube, a partir das 16h30, antes dos treinamentos do período da tarde, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
A competição santista integra as comemorações do 462º. Aniversário da Cidade de Santos e tem como preliminar a Travessia Nacional UNISANTA/Troféu Renata Agondi, prova de 1.200 metros, reunindo cerca de 500 nadadores de todas as categorias e condições de nado, do mirim ao master. A largada desta disputa nacional ocorre as 9h30, no mesmo local. Além de 20 mil dólares em prêmios, os atletas lutam pelos pontos no ranking mundial da Fina.
Dos 92 atletas inscritos, 29 são brasileiros. Depois surgem com maiores contingentes a Rússia (tricampeã mundial), com 11 atletas; Estados Unidos e Itália, com oito; México, 6; Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha, França, Israel e Alemanha, 3; Chile, Holanda e Polônia, um cada. Dos atletas inscritos, os russos estão no Brasil, em treinamento, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento, desde o último dia 8.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy (patrocinadora Fina do Circuito Mundial); Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.