A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, inicia nesta segunda-feira (20/9), a partir das 18 horas, a sua participação no Campeonato Brasileiro Absoluto/Troféu José Finkel de Natação, marcado para o Parque Aquático Maria Lenk, com todos os principais nadadores do país e também vários nomes internacionais trazidos pelos clubes para reforço das equipes. Estão inscritos no evento 430 atletas e 43 agremiações de 13 estados brasileiros.

A UNISANTA entra na competição com a medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 nos 400m medley, a argentina Georgina Bardach, e sua compatriota Augustina de Giovanni. Nesta temporada, a equipe do Pinheiros é a mais numerosa, com 68 atletas, seguida pelo Minas Tênis (46), UNISANTA (41), Fluminense (37) e Flamengo (35).

A competição, realizada em piscina curta, ocorre duas semanas após a etapa de estréia da Copa do Mundo de Natação 2010 e encerra a busca dos atletas por índices para participação no Campeonato Mundial em 25 metros, em Dubai, em dezembro deste ano.

Assim como o Troféu Maria Lenk, realizado em maio, o José Finkel pela primeira vez adota o sistema de semifinais para as provas de 50m e 100 metros de todos os estilos, em substituição às finais B (programa completo no final). As eliminatórias ocorrem sempre a partir das 18 horas, de segunda (20) a sábado (25), e as finais, às 10 horas, de terça-feira (21) a domingo (26).