Charges, Caricaturas, Cartoons, Tiras e HQs e Categoria Estudantil “Humor Prata da casa” são as principais categorias para a 3º edição do Salão Dino de Humor do Litoral Paulista 2010. O evento acontece entre os dias 18/9 e 02/10 no Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Osvaldo Cruz, 277 – Boqueirão – Santos (térreo, bloco M).Para a abertura do evento, dia 18/9, às 14h, foi convidado o cartunista Paulo Caruso, no anfiteatro 1 do bloco D.

O convidado
O convidado do Salão Dino de Humor de 2010 é Paulo Caruso. Seu nome já faz parte da história do Humor e da Arte Gráfica no Brasil.

Paulo Caruso, apesar de formado em arquitetura, é conhecido pelos seus cartuns políticos, além de dedicar-se à composição musical e à produção de espetáculos de música e teatro. Trabalhou em grandes veículos de comunicação como: O Pasquim, Veja, Isto É, Careta, Senhor, Diário Popular, Folha de S. Paulo, Movimento. Até a chegada do AI-5, em dezembro de 1968, fazia charges e ilustrações. A partir do ato institucional, e durante sua vigência, só ilustrações. No Pasquim, trabalhou com grandes mestres como Jaguar e Ivan Lessa.

No Salão Internacional de Humor de Piracicaba (1985), Paulo formou com Chico e outros cartunistas a “Muda Brasil Tranquedo Jazz Band”. Luis Fernando Veríssimo, Cláudio Paiva e Mariano juntaram-se mais tarde ao conjunto.
Atualmente publica suas charges na revista Época e desenha no programa Roda Viva, na TV Cultura. Tem também um trabalho importante com Histórias em Quadrinhos.

As informações sobre Caruso constam do site oficial do evento.

O concurso

Este ano o Salão Dino de Humor premiará os três melhores trabalhos, sendo R$1000,00 ao primeiro, R$500,00 ao segundo, e R$300,00 ao terceiro colocado. Para os “Prata da Casa” (alunos da Unisanta), a premiação são bolsas de estudo de 50%, 40% e 30% por três meses aos três melhores trabalhos (respectivamente, 1ª, 2ª e 3ª colocações).
Para participar acesse o site http://cursos.unisanta.br/producaomultimidia/dino/, baixe o regulamento e a ficha de inscrição.

Histórico – O Salão DINO de Humor do Litoral Paulista é uma iniciativa conjunta dos ilustradores Osvaldo DaCosta (DaCosta) e Alexandre Barbosa (Bar) junto com a designer Márcia Okida, aberta a todos os caricaturistas, cartunistas,
desenhistas e artistas gráficos do litoral paulista e estado de São Paulo, com o objetivo de divulgar a arte do humor gráfico. O Salão DINO de Humor ocorre anualmente no mês de outubro na Unisanta e com intinerância em outros locais. Neste ano a curadoria é de Bar e DaCosta.