Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília receberão, no dia 4 de outubro, os certificados do curso “Empreendendo com o Jovem”. Desde março os alunos participavam das aulas ministradas por professores da instituição certificados pelo curso de formação de Jovens Empreendedores do Sebrae como parte do programa Sebrae no Campus. O evento será realizado às 18 horas, no Consistório da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Adaptação realizada pelo coordenador Ronaldo Fernandes do Vale Júnior, a atividade extra-curricular teve como objetivo estimular e preparar o jovem para o mercado de trabalho. A programação contou com sete módulos de duas aulas cada, entre eles Desenvolvimento comportamental; O empreendedor; Ciclo de vida das empresas; Marketing; O ambiente empresarial; Planejamento de negócios e Finanças e Tributos. O curso foi ministrado pelos professores do Colégio: Allan Silva, Andréa Sá, Emerson Correa, Marcelo Cardoso, Michele Faniou, Rita Lourenço e Roberto Vieira Júnior.

“Formar um jovem que tenha coragem de abrir o seu negócio, que tenha vontade de empreender, vontade de vencer, que ele tenha criatividade, que seja um líder nato. Esse é o nosso objetivo principal: desenvolver isso em cada aluno”, afirmou o coordenador.

Empresa – A abertura de uma microempresa foi a penúltima etapa do curso. Com investimento de R$320,00 (R$20,00 por aluno), foi criada a microempresa fictícia, Sweet Paper – papelaria, para vender materiais escolares, doces e quitutes feitos pelos estudantes. Para colocar em prática tudo o que aprenderam durante o curso, as tarefas foram divididas entre os 16 acionistas.

A aluna Yuriko Yogi revelou que foi um grande aprendizado. “São vários fatores que envolvem a criação de uma empresa, pesquisa de preço, saber administrar, ter tato com os funcionários e muita organização. Mesmo em uma microempresa fictícia deu para saber mais ou menos como lidar com um negócio. E a experiência já nos preparou para caso tenhamos que lidar com isso futuramente.”

Algumas das alunas gostaram tanto do projeto que afirmaram terem vontade de continuar com a microempresa, porém com a venda de outros produtos. “Gostaria de vender cupcake, mesmo sendo mais difícil, seria uma coisa da qual eu gosto de fazer”, afirma Izabela Garcia.

Para o professor Ronaldo Fernandes, os alunos superaram as expectativas, “Eles aprenderam a resolver problemas, a gerir o próprio dinheiro, criaram uma responsabilidade em torno disso, maior do que nós esperávamos.”

A etapa final foi uma análise das planilhas feitas enquanto a empresa estava em funcionamento e verificação do resultado final.