Na tarde desta segunda-feira, 22, primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk, a equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) conquistou medalha de bronze em três provas: nos 1500m livre, com a argentina Virgínia Bardach Martin (16m56s04), e nos revezamentos 4x50m livre masculino (Jackson Júnior Cândido, Yuri Curto, Matheus Santana e Nicholas dos Santos), com o tempo de 1m30s58, e nos 4x50m livre feminino –  (Tatiana Lemos, Carolina Malavazi Penteado, Mary Christiane de Souza e Simone Koheler), com 1m44s69.

O Troféu Maria Lenk é a principal competição nacional da natação e reúne os melhores do País. A disputa segue até o próximo sábado (27), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Sobre o Maria Lenk – A edição deste ano do Troféu Maria Lenk tem 38 clubes e 348 atletas inscritos, que além do título nacional buscam índices para o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, em Barcelona, de 24 de julho a 4 de agosto; e o Campeonato Mundial Júnior de Natação, de 26 a 31 de agosto, em Dubai.

O primeiro é o principal evento da Federação Internacional de Natação – FINA, reunindo os cinco esportes filiados à entidade. Ele sempre reúne os maiores nomes das modalidades no planeta e este ano abre um novo ciclo que culminará com os Jogos Olímpicos Rio 2016. O segundo terá jovem geração da natação mundial que já começa a buscar a excelência também visando as Olimpíadas no Brasil.

No que diz respeito ao Mundial de Barcelona, o Troféu Maria Lenk deste ano segue o modelo da seletiva para os Jogos Olímpicos do ano passado, ou seja, será a principal competição.

Apenas as provas individuais que não tiverem as duas vagas preenchidas ainda estarão em disputa no Brasileiro Júnior e Sênior de Inverno, em Curitiba, de 14 a 19 de maio. No entanto, quem conseguiu índice no Maria Lenk estará assegurado. A composição final dos revezamentos vai esperar os resultados de Curitiba.

Para o Mundial Júnior as duas competições terão peso igual. Troféu Maria Lenk e Brasileiro Júnior e Sênior valem para índices da mesma maneira.

O Brasil tem uma trajetória rica no Mundial dos Esportes Aquáticos e soma 12 medalhas na competição (7 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze). Na última edição, em 2011, na chinesa Xangai, Cesar Cielo (50m borboleta), Felipe França (50m peito) e, pela primeira vez para o país uma mulher, Ana Marcela Cunha (25 km), subiram ao pódio para ganhar o ouro. Na China, a delegação brasileira ficou em terceiro lugar na natação e em quarto lugar no quadro geral de medalhas.

Atletas com índices para o Mundial de Barcelona

Masculino
200m livre – Nicolas Oliveira– 1m48s10

Feminino
100m costas – Etiene Medeiros – 1m01s00

Atletas com índices para o Mundial Júnior de Dubai
Feminino
Mariana Serrano Souza (200m borboleta)
Natalia de Luccas (100m costas)

Masculino
Gustavo Louzada (100m costas)
Jackson Candido (50m livre) – Unisanta
Luiz Altamir Melo (200m e 400m livre, 200m borboleta)
Matheus Isidro (200m borboleta)
Matheus Santana (50m e 100m livre) – Unisanta
Pedro Cardona (100m peito)
Pedro Vieira (100m borboleta)
Vitor Guaraldo (100m costas)

 

Fonte: CBDA