A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara, simultaneamente, três importantes competições, no encerramento da temporada nacional. De quinta-feira (13) a domingo (16), serão disputados o XXVII Campeonato Brasileiro Júnior de Natação/Troféu Julio De Lamare, o XVII Campeonato Brasileiro Sênior de Natação/Troféu Professor Daltely Guimarães e o III Torneio Open Correios/CBDA de Natação, a serem realizados no Parque Aquático do Esporte Clube Pinheiros, em piscina de 50 metros, na cidade de São Paulo/SP. As três competições valem como seletivas para a composição da seleção brasileira que irá aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Por esse motivo, a UNISANTA terá todos os seus principais nadadores, incluindo os pan-americanos Kaio Márcio de Almeida, Leonardo Guedes, Felipe Lima, Luiz Rogério Arapiraca, Nayara Ribeiro e Felipe May Araújo, poupados pela Comissão Técnica santista na conquista do título estadual Júnior e Sênior, também realizado no EC Pinheiros.
Os Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior, com um total de 102 provas, serão realizados sempre no período da manhã, a partir das 9h30. Os oito melhores tempos das provas olímpicas, independente de categoria (júnior I, júnior II e sênior), disputam o Torneio Open, sempre na parte da tarde. Na quinta (13) e sexta (14), a partir das 17 horas; no sábado (15), às 16h30, e no domingo (16), às 18 horas.Os atletas infantis e juvenis que obtiveram índices de participação para o Troféu Júlio de Lamare, e se inscreverem através dos seus clubes, nadarão as suas provas, juntamente com as provas do Júnior I, habilitando-se assim, caso fiquem entre os oito melhores tempos do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães, a disputarem o Torneio Open. Os atletas infantis e juvenis não pontuarão para os seus clubes no Troféu Júlio de Lamare.
Os Congressos de Abertura e Técnico, serão realizados nesta quarta-feira (12), às 20 horas, no Salão do Esporte Clube Pinheiros, à Rua Angélica Maffei Vitta, 493, na Capital. No encerramento das competições, domingo (16), durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes. A UNISANTA segue firme entre os três melhores da temporada.