Além de todas as suas principais estrelas, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, aproveitará a disputa simultânea do XXVII Campeonato Brasileiro Júnior de Natação/Troféu Julio De Lamare,XVII Campeonato Brasileiro Sênior de Natação/Troféu Professor Daltely Guimarães e do III Torneio Open Correios/CBDA de Natação, para dar experiência aos seus jovens talentos.Assim, nadadores infantis e juvenis da instituição santista, que se destacaram ao longo do ano, têm presença confirmada nos eventos que encerram a temporada nacional de natação. As disputam ocorrem a partir desta quinta-feira (13) e se estendem até domingo (16), sendo realizadas no Parque Aquático do Esporte Clube Pinheiros, em piscina de 50 metros, na cidade de São Paulo/SP.
Os atletas infantis e juvenis que obtiveram índices de participação para o Troféu Júlio de Lamare, e se inscreverem através dos seus clubes, nadarão as suas provas, juntamente com as provas do Júnior I, habilitando-se assim, caso fiquem entre os oito melhores tempos do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães, a disputarem o Torneio Open.Os atletas infantis e juvenis não pontuarão para os seus clubes no Troféu Júlio de Lamare. Eles competem, portanto, sob observação.

BOAS CHANCES – Entre os nadadores infantis e juvenis da UNISANTA inscritos para as disputas, duas atletas em especial aparecem com boas chances. Uma delas, Ana Marcela de Jesus Cunha, juvenil I, está direto na final do Torneio Open, na prova dos 800 metros nado livre. Ana Marcela ainda tem o quarto melhor tempo nos 400 metros nado livre e pode garantir outra vaga no Open. Ana Marcela estabeleceu novo recorde de campeonato nos 800 metros nado livre no Brasileiro de Verão.

Isabelle Longo, o principal destaque do Campeonato Paulista Juvenil de Verão, compete nas provas de 200 e 400 metros nado livre, em condições de garantir vagas no Open, já que foi finalista em provas de Brasileiros Absolutos. Ainda competem pela UNISANTA, os juvenis Thiago Morozetti, Ana Carla Carvalho, Eloísa Arcuri Bassani, Renato Flores e Marcella Zamariolli, além dos infantis Matheus Louro Neto, o Cobra D’Água, e Paulo Magalhães de Paula, destaques nos Brasileiro e Paulista Infantis de Verão.

VAGA OLÍMPICA – As três competições valem como seletivas para a composição da seleção brasileira que irá aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Por esse motivo, a UNISANTA terá todos os seus principais nadadores, incluindo os pan-americanos Kaio Márcio de Almeida, Leonardo Guedes, Felipe Lima, Luiz Rogério Arapiraca, Nayara Ribeiro e Felipe May Araújo, poupados pela Comissão Técnica santista na conquista do título estadual Júnior e Sênior, também realizado no EC Pinheiros.

Os Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior, com um total de 102 provas, serão realizados sempre no período da manhã, a partir das 9h30. Os oito melhores tempos das provas olímpicas, independente de categoria (júnior I, júnior II e sênior), disputam o Torneio Open, sempre na parte da tarde. Na quinta (13) e sexta (14), a partir das 17 horas; no sábado (15), às 16h30, e no domingo (16), às 18 horas.Os Congressos de Abertura e Técnico, serão realizados nesta quarta-feira (12), às 20 horas, no Salão do Esporte Clube Pinheiros, à Rua Angélica Maffei Vitta, 493, na Capital. No encerramento das competições, domingo (16), durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes. A UNISANTA segue firme entre os três melhores da temporada.