Em uma disputa acirrada, definida apenas nas duas últimas provas (revezamentos 4×100 metros nado livre feminino e masculino), o Minas Tênis Clube levou o vice-campeonato geral da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, por um diferença de apenas 41,50 pontos (1.914,50 a 1.873,00). A UNISANTA, no entanto, manteve o vice-campeonato brasileiro absoluto feminino, com 961 pontos somados na categoria. O time masculino terminou na terceira colocação, com 912.
O grande vencedor do 37º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/Troféu José Finkel, encerrado na manhã deste domingo (7), no Corinthians, na Capital, foi o EC Pinheiros, hexacampeão nacional, com um total de 2.548,50 pontos. A representação da Capital ainda foi a melhor nas categorias feminina e masculina. O Minas terminou em segundo no masculino e em terceiro no feminino.
Na soma geral de pontos, o clube anfitrião, Corinthians, ficou com a quarta colocação, com 905 pontos, enquanto a Unisul, de Palhoça, Santa Catarina, ficou em quinto, com 494,00 pontos. A UNISANTA ficou em primeiro lugar entre as instituições de ensino, evidenciando sua condição de maior potência universitária da natação brasileira.
Após 42 provas, distribuídas em cinco etapas, a UNISANTA somou 23 medalhas, sendo seis de ouro, nove de prata e oito de bronze. O fundista pan-americano Rogério Arapiraca foi o nono melhor em eficiência, com 85 pontos, com destaque para o recorde de campeonato nos 800 metros nado livre. O olímpico Kaio Márcio de Almeida, ganhador dos 200 metros nado borboleta, registrou o 10º. Melhor índice técnico, com 1m57s45, na prova.
Entre as mulheres, os destaques foram a olímpica Ana Marcela cunha, ouro nos 1500 metros nado livre, e a experiente Mariana Katsuno, ouro nos 50 metros nado de peito. Elas somaram 80 pontos e dividiram o oitavo lugar em eficiência.
Na quinta e última etapa da competição, a UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, foi bronze com Lorena Rezende, nos 100 metros nado de costas, com 1m05s31; bronze com Mariana Katsuno, nos 100 metros nado de peito, com 1m14s03; prata na versão masculina da prova, com 1m02s17; prata com Lilian Cerroni, nos 200 medley, com 2m21s47, e bronze na mesma prova, com Larissa Cieslak, com 2m23s66.
A UNISANTA, depois de dominar de forma absoluta a quarta e penúltima etapa, com vitórias em cinco das oito provas do programa, começou a última etapa de finais, com 45,50 pontos de vantagem sobre o Minas. Depois das provas de 100 metros nado livre, permitiu a virada em 22,50 pontos. Retomou a ponta nos 100 metros nado de costas, com uma pequena vantagem de 2,50 pontos, ampliada para 7,50 nos 100 metros nado de peito e superada nos 200 metros medley, em 1,50 pontos. Nos revezamentos 4×100 metros nado livre, o Minas Tênis. levou vantagem nas duas provas, sendo segundo no feminino e primeiro no masculino, enquanto a UNISANTA obteve um quarto lugar no feminino e um terceiro no masculino.
Nesta 37ª edição do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/Troféu José Finkel, foram superados cinco recordes brasileiros, quatro sul-americanos e 22 de campeonato.