Bem mais que o quinto lugar nos 400 metros nado livre, em uma prova que não é exatamente a sua especialidade, a significativa melhora de tempo e de posição no ranking mundial, após a estréia nos Jogos Paraolímpicos de Pequim deixaram o técnico de Carlos Alonso Farrenberg (Bartha Engenharia), o professor Renato Bartholo entusiasmado e confiante no sucesso do pupilo na competição.
Segundo Bartholo, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, chegou a Pequim como 13º. no ranking mundial dos 400 metros nado livre, com o tempo de 4m39s69. “Em sua estréia, o Carlão simplesmente melhorou o seu tempo em mais de dez segundos e, na final, avançou mais 2s29, alcançando a marca de 4m27s16, que o deixa na condição de Top Five da natação mundial”, vibrou.
E o treinador, que a exemplo de Carlão, é também, formado na Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, vai além. “Ele deve melhorar nas provas de velocidade (50 e 100 metros nado livre), devendo melhorar seus recordes continentais e, quem sabe, ascender, pela primeira vez, ao pódio paraolímpico”, concluiu.
Dono de cinco medalhas nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 (quatro de ouro e uma de prata), Carlão ostenta os atuais recordes sul e pan-americanos dos 50 e 100 metros nado livre. Com 25s71, nos 50 metros e 56s57, nos 100 metros, o nadador da universidade santista figura entre os cinco melhores do mundo na categoria S13 (deficiência visual), mas espera poder melhora seu tempos e ascender ao pódio paraolímpico.