Matheus Santana e Tales Cerdeira representarão a Universidade ao lado de Gabrielle Roncatto, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto

Por E5+ Comunicação & Marketing

Tales Cerdeira e Matheus Santana são os mais novos integrantes da equipe de natação brasileira que estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Na noite desta segunda-feira (18), os dois nadadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) garantiram a vaga após as finais do quarto dia de competição do Troféu Maria Lenk de Natação, que acontece no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tales carimbou o passaporte para os 200m peito, enquanto Matheus Santana estará na equipe do revezamento do 4x100m livre.

Talles Cerdeira defenderá o Brasil nos 200m peito. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Os dois se juntam a Gabrielle Roncato (revezamento 4x200m livre), Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, que serão as representantes brasileiras na maratona aquática.

Matheus Santana, Márcio Latuf (técnico) e Tales Cerdeira

Nesta segunda, o primeiro a cair na piscina para definir o seu futuro foi Matheus Santana. Mesmo sem conseguir melhorar o seu tempo obtido no Open (48s71), o atleta da Unisanta irá aos Jogos Olímpicos com o quarto melhor desempenho nos 100m livre. Ele fará parte da equipe de revezamento ao lado de Marcelo Chierighini e João de Lucca, ambos do Pinheiros e Nicolas Oliveira, do Minas. Na final do Maria Lenk, Matheus terminou em 5º lugar (48s80).

“Não foi a prova que eu tinha na minha cabeça, mas estou feliz de garantir a vaga. Agora é treinar forte para conseguir a medalha em casa e conseguir representar bem o Brasil”, afirmou Matheus, que volta à piscina na quarta-feira para nadar os 50m livre. “Tem um dia de recuperação para chegar com tudo na quarta e nadar bem os 50m livre. A meta é tentar melhorar o tempo, nadar na casa dos 21s e conseguir essa vaga”, concluiu o atleta, que também possui o índice para esta prova.

Tales Cerdeira também não conseguiu subir ao pódio e terminou a final dos 200m peito na quarta colocação. No entanto, com o tempo obtido na classificatória da manhã (2m10s99), o atleta da Unisanta garantiu sua vaga nas Olímpiadas, ao lado de Thiago Simon, do Corinthians.

“Em 2015 eu não conseguia baixar de 2min14s, que era um tempo que fiz na seletiva de 2008. Cheguei aqui desacreditado depois de um ano ruim, mas o esporte tem isso da superação. Não fiz nada diferente do que vinha fazendo, mas não foi uma surpresa porque eu vinha treinando para isso. Procurei não pensar em nada e apenas nadar”, disse o atleta que já esteve no Jogos de Londres-2012.

Gabrielle Roncatto

A Unisanta segue na 5ª colocação do Troféu Maria Lenk de Natação, agora com 347 pontos. Até aqui foram cinco medalhas, sendo três de bronze com Gabrielle Roncatto (200m e 400m medley e 200m livre) e uma de prata um bronze com a argentina Julia Sebastian nos 100m costas.

Quinto dia de disputa

Nesta terça-feira (19), 11 nadadores da Unisanta caem na água em busca de vagas nas finais. Destaque para Gabrielle Roncatto, que já acumula três bronzes na competição, Alessandra Marchioro, com chances de atingir o índice olímpico, e Julia Sebastian, que também já conquistou duas medalhas para a Universidade.

Eliminatórias desta terça-feira (19)

100m Livre feminino

Mila Esquerdo

Gabrielle Roncatto