Nem o campeão olímpico e mundial César Cielo Filho tem conseguido segurar a força da natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, em sua luta pela conquista do heptacampeonato estadual no Paulista Júnior e Sênior de Verão/Troféu Alberto Martin Perez, que a Federação Aquática Paulista encerra neste domingo (15), na piscina da instituição de ensino santista.
Após 72 de 126 provas e três das cinco etapas da competição, a UNISANTA tem uma vantagem de 662 pontos (1.343 a 681) sobre o vice-líder EC Pinheiros, de César Cielo Filho. O Corinthians aparece na terceira posição, com 556 pontos, seguido pela Unaerp, com 167, e Serc/São Caetano, 125.
Apontada como virtual (hepta) campeã, a UNISANTA lidera ainda o quadro de medalhas, com quase o dobro em relação ao EC Pinheiros (81 a 47), tendo obtido 34 de ouro (exato o dobro do EC Pinheiros), 20 de prata e 27 de bronze.
Dos 40 recordes (35 de campeonato e cinco paulistas de categoria) estabelecidos até o momento, a UNISANTA tem 19, sendo 16 de campeonato e três paulistas de categoria.
NEM CIELO – Cielo, que na terceira etapa, na manhã deste sábado (14), havia vencido a prova dos 100 metros nado livre, com novo recorde de campeonato (50s29), resolveu reforçar o revezamento sênior do Pinheiros, mas nem mesmo isso impediu que a UNISANTA fechasse a etapa vencendo no 4×100 metros nado livre, para delírio de sua grande torcida.
O EC Pinheiros, com Cielo fechando, ainda teve que engolir a desclassificação da equipe, pela escapada (saída ante da hora) de um dos componentes de sua equipe. De bom humor, Cielo encarou o incidente como parte da vida de um nadador e fez questão de estender a mão, parabenizando Tiago Peruqui, da UNISANTA, que fechou pela equipe formada ainda por Israel Murat, Samir Gurian e Fernando Ernesto dos Santos.
Na etapa, a UNISANTA ainda se destacou com Felipe Moreira Benega Alves, novo recordista de campeonato e paulista de categoria nos 100 metros nado de peito júnior I, com 1m04s72.
As equipes de revezamento 4×100 metros nado livre juniores I e II da UNISANTA também bateram recordes de campeonato, o mesmo ocorrendo com Fernando Ernesto dos Santos, nos 200 metros nado de costas (2m01s28) e Thiago Simon, nos 400 metros medley, com 4m28s87.
Para maiores informações, acesse o hotsite da Federação Aquática Paulista: www.aquaticapaulista.org.br