A qualidade das pesquisas científicas desenvolvidas pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) nas mais diversas áreas do conhecimento, além da formação de alunos atletas e a liderança entre as equipes universitárias de natação do País, foram alguns dos assuntos da conversa entre o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a delegada regional do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de SP (Semesp) e presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, e a reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
As educadoras participaram, na manhã da última sexta-feira, dia 13, da cerimônia de abertura do Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC 2009, em São Paulo, para o qual foram selecionados trabalhos científicos de 33 alunos da Unisanta. O evento foi promovido pelo Semesp.

Da Unisanta, foram selecionados alunos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Arquitetura, Matemática, Fisioterapia e Engenharia de Computação da Universidade.

CONIC 2009 – O Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Conic-Semesp 2009, está na 9ª edição e visa identificar talentos e estimular a transformação de ideias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade. Participam estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores.

A premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do conhecimento acontece no dia 14/11. Informações: conic@semesp.org.br ou no Portal Semesp (www.semesp.org.br).

Confira os nomes dos alunos da Unisanta e os temas que eles apresentaram:

– Rafael Brites Rodrigues e Marina Cunha Pasarelli (Ciências Biológicas) – Tema: Teste de toxicidade com ouriço-do-mar empregando interface sedimento-água: avaliação comparativa de distintas metodologias.
– Caio Rodrigues Nobre e Ana Carolina Russo Neves (Ciências Biológicas) – Tema: Testes de toxicidade com ouriço-do-mar na avaliação da qualidade dos sedimentos das praias de Guarujá (SP)
– Flavia Junqueira de Castro e Dominique Magalhães de Almeida Moura (Ciências Biológicas) – Tema: Avaliação toxicológica do fármaco cloridrato de fuoxetina através de testes com Daphnia similis.
– Ingrid Regina Avanzi e Louise Hase Gracioso (Ciências Biológicas) – Tema: Isolamento e identificação de bactéria degradadora de fenol da zona industrial de Cubatão – SP, através de técnica de amplificação do 16S.
– Rejane Landucci Gelsi Romano (Ciências Biológicas) – Tema: Análise da estrutura temporal dos grasnidos emitidos pelo boto-cinza (Sotalia guianensis) na região da Barra da Cananéia (SP)
– Douglas Alves da Silva, Gabriela Ferreira dos Santos e Rute Soares Cerqueira Oliveira (Matemática) – Tema: Geometria fractal: um estudo introdutório.
– Palmira Gabriele Ferreira (Fisioterapia) – Tema: Frequência de asma e estado nutricional de crianças e adolescentes de uma escola particular de Santos.
– Adalberto Alves Monzon Junior e Cristina Camargo (Arquitetura) – Tema: Indicador de Desenvolvimento Sustentável Portuário (IDESPO).
– José Horacio Dias de Oliveira, Thiago Marques Martinez e Herbert dos Santos Sansanoviz (Ciência da Computação) – Tema: Tecnologia XNA e suas aplicações
– Francisco Olimpio Ramos Filho, Alexon Mury Neto e Leverton Cardoso (Eng. Computação) – Tema: Um estudo sobre monitores virtuais e seu desempenho.
– Luana Fonseca Guimarães (Eng. Computação) – Tema: Visão digital, os olhos do futuro.
– Marcos Vinícius Santos Alves, Alan Claudius Maciel e Bruno dos Santos U. Francisco (Engenharia) – Tema: Otimização de algoritmos genéticos através de redes de análises paraconsistentes.
– Guilherme Paulin Marques, Danilo dos Santos, Sergio Luiz G Benello e Daniel Correia Leite (Engenharia) – Tema: Projeto de sincronização de áudio, vídeo e iluminação com canhões de diodos LEDS.
– Rafael Costa, Carlos Henrique Bezerra da Silva, Luiz Carlos Nunes Pereira Jr. e José Emilio de Carvalho Souto (Engenharia) – Tema: Projeto esteira modular dosadora de líquidos.
Fotos de Hugo