Os primeiros campeões da mais importante competição do calendário nacional de natação, o 50º. Campeonato Brasileiro Absoluto /Troféu Maria Lenk, serão conhecidos a partir das 10 horas desta terça-feira (4), no Conjunto Aquático da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos. A etapa define ainda os finalistas das provas de 50 metros nado livre feminino e masculino
Os novos campeões nacionais sairão das provas de 1500 metros nado livre masculino, 200m peito feminino e masculino; 200 metros nado de costas feminino e masculino, 800 metros nado livre feminino e dos revezamentos 4×50 metros nado livre feminino e masculino.
Ainda nesta terça-feira (4), a partir das 18 horas, ocorre mais uma etapa de eliminatórias, com provas de 100m borboleta fem, 100m borboleta masc, 200m livre fem, 200m livre masc, 400m medley fem, 400m medley masc, 100m peito fem e 100m peito masc.
Em seu Jubileu de Ouro, o Troféu Maria Lenk assume significativa importância, por conta de selecionar atletas para duas grandes competições: o Campeonato Pan-Pacific, em Irvine/EUA, e o Torneio das Quatro Nações, em Victoria/CAN, ambas em agosto. Este último é um novíssimo evento, feito sob medida para os quatro em questão: Austrália, Brasil, Canadá e França.
O Troféu Maria Lenk inaugura também os eventos de natação com finais, semifinais e finais no Brasil. As provas de 50 e 100 metros terão as três etapas, a partir dos 200 metros apenas eliminatórias e finais. A competição conta com 441 nadadores inscritos de 43 clubes de todo o País.
Ao final do Troféu Maria Lenk duas seleções serão formadas. A primeira vai para o Campeonato Pan-Pacific, em Irvine/EUA, de 18 a 23 de agosto, principal meta da seleção adulta de natação na temporada porque reúne em piscina olímpica grandes nomes das piscinas internacionais.
A segunda, formada pelos 28 melhores índices técnicos (14 no masculino e 14 no feminino) entre os que não forem convocados para o Pan-Pacific, viajarão para o Torneio das Quatro Nações, nos dias 5 e 6 de agosto. Ambas as competições – Pan-Pacific e Torneio das Quatro Nações – já valerão como seletivas para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em 2011.
Os eventos fazem parte do programa de preparação visando os Jogos Olímpicos de 2012 e 2016 e o Maria Lenk 2010 será a última seletiva, pois foram válidos os tempos obtidos em outros eventos do calendário da CBDA desde 2009 .