As primeiras provas eliminatórias do 50° Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk, a mais importante competição do calendário nacional, serão disputadas no Conjunto Aquático da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, nesta segunda-feira (3), a partir das 17 horas. A disputa envolve 441 atletas de 43 agremiações, instituições de ensino e academias de todo o País.Grandes nomes da natação brasileira e mundial, como César Cielo Filho, campeão olímpico e mundial, marcam presença. O também campeão olímpico, o tunisiano Oussama Mellouli, o Ous, atuando pelo Minas tênis, é outro destaque importante.Ainda nesta segunda-feira (3), às 10 horas, ocorre o Congresso de Abertura e Técnico no Consistório do Bloco M da UNISANTA. As piscinas estarão liberadas para treinamento das 8 às 12 horas. Já às 15h30, tem início o aquecimento e às 17 horas a abertura das eliminatórias da 1ª etapa.

A escolha da UNISANTA como sede do evento, segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho, decorre dos “relevantes serviços prestado pela instituição à natação brasileira, além de seu parque aquático preencher as exigências necessárias para tal, a ponto de já ter abrigado campeonato brasileiros e estaduais”. Em seu Jubileu de Ouro, o Troféu Maria Lenk assume significativa importância, por conta de selecionar atletas para duas grandes competições: o Campeonato Pan-Pacific, em Irvine/EUA, e o Torneio das Quatro Nações, em Victoria/CAN, ambas em agosto. Este último é um novíssimo evento, feito sob medida para os quatro em questão: Austrália, Brasil, Canadá e França.

O Troféu Maria Lenk inaugura também os eventos de natação com finais, semifinais e finais no Brasil. As provas de 50 e 100 metros terão as três etapas, a partir dos 200 metros apenas eliminatórias e finais. A competição conta com 441 nadadores inscritos de 43 clubes de todo o País.Ao final do Troféu Maria Lenk duas seleções serão formadas. A primeira vai para o Campeonato Pan-Pacific, em Irvine/EUA, de 18 a 23 de agosto, principal meta da seleção adulta de natação na temporada porque reúne em piscina olímpica grandes nomes das piscinas internacionais. A segunda, formada pelos 28 melhores índices técnicos (14 no masculino e 14 no feminino) entre os que não forem convocados para o Pan-Pacific, viajarão para o Torneio das Quatro Nações, nos dias 5 e 6 de agosto. Ambas as competições – Pan-Pacific e Torneio das Quatro Nações – já valerão como seletivas para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em 2011. Os eventos fazem parte do programa de preparação visando os Jogos Olímpicos de 2012 e 2016 e o Maria Lenk 2010 será a última seletiva, pois foram válidos os tempos obtidos em outros eventos do calendário da CBDA desde 2009 .

UNISANTA – Com uma equipe bastante renovada, repleta de novos e promissores valores, a natação da UNISANTA está confiante para a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto/Troféu Maria Lenk, que tem início nesta segunda-feira (3), estendendo-se até domingo (9), em sua piscina.O técnico Márcio Latuf lembra que a equipe vem treinando forte já há algum tempo e os resultados podem surpreender. “Vamos encarar adversários poderosos e bem preparados, mas nosso pessoal está muito bem”, destaca o treinador, lembrando que o fator de a equipe atuar em casa pode ajudar. “Eles, por certo, estarão mais a vontade e soltos”, acrescenta.
Em termos de ponteiros, a UNISANTA tem seus destaques, sobretudo, entre os fundistas, como o recordista sul-americano, brasileiro e de campeonato nos 800 e 1500 metros nado livre, Luiz Rogério Arapiraca, bem como Ana Marcela Cunha, líder do ranking mundial de águas abertas, mas que já ostenta títulos nacionais em piscina, tanto nos 800 como nos 1500 metros nado livre.Mas a equipe santista anda aposta em Felipe Lima para o nado de peito; Felipe May para os 400 metros, Fernando Ernesto dos S antos para os 200 costas; Glauber Silva e Yana Cleris Medeiros para os 100 e 200 borboleta e Isabelle Longo para os 200 e 400 metros nado livre. A juventude dos peitistas pratas da casa Matheus Louro Neto e Paulo Magalhães de Paula também estimula o otimismo da Comissão Técnica santista. A UNISANTA terá 52 atletas, sendo 34 homens e 18 mulheres.
AMEAÇA AFRICANA – Para o recordista sul-americano, brasileiro e de campeonato nos 800 (7m58s20) e 1500 (15m13s13) metros, Luiz Rogério Arapiraca a maior ameaça vem da África. Trata-se do tunisiano Oussama Mellouli, o Ous, atual campeão olímpico dos 1500 metros nado livre, que o Minas Tênis Clube trouxe para tentar quebrar a hegemonia do EC Pinheiros na liderança da natação nacional. De qualquer forma, Arapiraca, que vem de um grande resultado (venceu a tradicional Maratona dos Fortes, no Rio de Janeiro), tem os melhores tempos entre os fundistas brasileiros e figura como favorito ao título nacional, já que Mellouli, mesmo em caso de vitória, garantiria o primeiro lugar da prova, mas não a condição de campeão nacional.
Do lado feminino, Ana Marcela Cunha, muito mais amadurecida, aos 18 anos, vai brigar sério com as duas principais rivais, Poliana Okimoto e a chilena Kristel Kubrich, as forças do Sport Club Corinthians Paulista para as provas de 800 e 1500 metros nado livre.O duelo entre as três promete ser acirrado. Ana Marcela tem planejada uma estratégia de prova que pode surpreender as favoritas. “Elas são excelentes e estão em ótima forma, mas acredito no meu potencial e no trabalho desenvolvimento conjuntamente com o meu técnico, Márcio”, diz.
DOS EUA – Depois de um período de treinamento, Fernando Ernesto dos Santos, o FM, está de volta ao Brasil, com muita vontade de voltar a surpreender, depois de já ter vencido em edição recente do Maria Lenk a prova dos 200 metros nado de costas. “Os meses de treinos e competições nos EUA me ajudaram bastante e acredito que possa conseguir um bom desempenho. O pódio será uma conseqüência do que eu venha a fazer na competição”. Da Austrália, onde estuda e treina, chega Felipe May, para prova dos 400 metros nado livre, a qual já venceu em Brasileiros. Ele se junta ao peitista Felipe Lima, nome sempre presente nas finais A e pódio dos principais campeonatos em nível nacional e continental.
Lima, que esteve nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, estve por milésimos para ir à Pequim, nos Jogos Olímpicos. No Maria Lenk ele deve confirmar a fama de ponteiro e buscar lugares no pódio. Yana Cleris, no nado borboleta, e Isabelle Longo, no estilo livre, lutam com chances de boas posições em suas respectivas provas, enquanto os jovens Matheus Louro Neto, melhor do Pais entre os peitistas nas categorias infantil e juvenil, e Paulo Magalhães de Paula, outro talento revelado na UNISANTA, querem entrar de vez na lista das feras da natação brasileira.

PROGRAMAÇÃO – Para os demais dias, a programação está assim definida: Terça-feira (4) – 8 horas, aquecimento; 9h30, solenidade inaugural; 10 horas, Finais da 1ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 2ª Etapa. Quarta-feira (5) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa. Quinta-feira (6) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa. Sexta-feira (7) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa. Sábado (8) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa. Domingo (9), 8h30, aquecimento; 10 horas, finais da 6ª etapa e a seguir, entrega dos Troféus aos clubes vencedores e atletas, com melhores índices técnicos e eficiências.