A baixa temperatura ambiente e da água do Rio Sado, em Setúbal, Portugal, desponta como a maior adversária para as nadadoras da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela Cunha e Monick Avelino, que participam neste sábado (26), a partir das 11 horas (6 horas de Brasília), da terceira etapa do Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup. A temperatura ambiente gira em torno de 13 graus e a da água, em 15.

A competição, denominada Taça do Mundo de Setúbal, tem como partida e chegada a praia de Albarquel, na foz do Rio Sado. São 38 nadadores inscritos, 19 mulheres e 19 homens, de 13 países.

A alemã Ângela Maurer, que venceu a Travessia Internacional Renata Agondi, na abertura do Circuito Mundial, em janeiro, lidera o ranking feminino e desponta como favorita em Portugal. Entre os homens, os mais cotados para o pódio são o francês Stéphane Gómez, o egípcio Mohamed El Zanaty e os australianos Brendan Capell e Josh Santacaterina.

Entre os inscritos, além das nadadoras da UNISANTA e dos também brasileiros, Marcelo Romanelli e Carlos Pavão, a argentina Pilar Geijo é a única representante pan-americana na competição.

Com o mar bastante frio, as atletas da UNISANTA, sob a orientação do técnico Márcio Latuf, vêm treinando na piscina de 25 metros do Clube Naval Setubalense (coberta), bem como na piscina descoberta das Manteigadas, com 50 metros.