A superação foi a chave para levar a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, à conquista do terceiro lugar no 50º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk, encerrado na manhã deste domingo (9), na piscina da instituição santista. Em uma etapa disputada ponto a ponto, a UNISANTA deixou o Sport Club Corinthians Paulista para trás, superando por uma diferença mínima, mas representativa 1.145,00 pontos a 1.129,50.
As performances de baianos arretados, como Luiz Rogério Arapiraca e Ana Marcela Cunha, permitiram também que a equipe santista somasse os pontos necessários para ocupar a terceira posição no pódio, uma posição à frente do poderoso clube de futebol que investiu consideravelmente na temporada, reforçando sobremaneira sua equipe.
Arapiraca venceu as provas de 1500 e 800 metros nado livre, conquistando as duas únicas medalhas de ouro da UNISANTA na disputa. Ana Marcela foi a principal arma da UNISANTA na obtenção do terceiro lugar – uma posição acima do Corinthians -, no revezamento 4×100 metros nado quatro estilos. Além delas, os santistas somaram mais 11 medalhas, sendo mais quatro de prata e sete de bronze.
Com 2.494,17 pontos, o Esporte Clube de Pinheiros venceu o Troféu Maria Lenk de Natação. O título do jubileu de ouro da competição que até 2006 se chamou Troféu Brasil, tem um sabor especial por ser o oitavo seguido da agremiação, feito que só Flamengo conseguira nos anos 80 (de 1980 a 87). O EC Pinheiros passa a ter 13 vitórias no total, seguido pelo CR Flamengo com 12.
O Minas Tênis Clube, que dominou até a quarta etapa da competição, ficou com a segunda posição (2.192,50). O CR Flamengo ficou em quinto lugar, com 634,50 pontos.
O Troféu Maria Lenk 2010 foi seletiva para duas competições: Campeonato Pan-Pacific, em Irvine/EUA, de 18 a 23 de agosto, e o inédito Torneio das Quatro Nações de Natação, que reunirá nadadores da Austrália, Brasil, Canadá e França, em Victoria, no Canadá, nos dias 5 e 6 de agosto.
O departamento técnico da CBDA decidiu comunicar oficialmente as seleções do Pan-Pacífico durante a semana. A equipe do Torneio das Quatro Nações ainda precisa aguardar outras competições. Ricardo de Moura, superintendente técnico da CBDA, fez um balanço sobre o evento na UNISANTA.
“Foram atingidos os objetivos da aproximação com o meio universitário e isso dá perspectivas para que outras universidades sigam esse exemplo. Vejo o surgimento de uma nova safra de nadadores. A saída de alguns atletas de clubes abriu espaço para que outros aparecessem. Outra coisa bacana foi a disputa saudável pelas colocações, que deu um outro charme ao evento. Também ficou clara é a diferença entre os atletas que já estão focados na temporada internacional e os nadadores que se concentram nas competições nacionais para poder entrar nesse grupo. Esse é um ano intermediário, de rearrumação técnica e os tempos sofrem a influência disso.”, explicou.