Faltando apenas dois dias para o final de um dos mais importantes campeonatos aquáticos, os técnicos dos principais times da natação brasileira parecem estar satisfeitos com desempenho de seus clubes. “O técnico do Esporte Clube Pinheiros, Alberto Silva, o “Albertinho”, fala sobre a nova regra que proíbe o uso de maiô especial para competição “ Mudou um pouco , mas eu não posso me preocupar com isso. A regra vale para todo mundo. Se isso melhorou ou não, isso não importa. Nós estamos nadando e não pensando nisso”, afirma o coach do Esporte Clube Pinheiros.
Sobre o desempenho de seu clube, que briga pela primeira posição no Maria Lenk, ele é categórico: “a competição esta normal, ás vezes vai bem e dá certo, mas tem hora que não dá tão certo. Mas nós ainda estamos dentro da competição, vamos ver ai como é que a coisa vai ser nessa ultima etapa”, diz o técnico. Um dos destaques do Pinheiro é o Leonardo de Deus.
Edson Terra Cunha Júnior, supervisor técnico do Clube de Regatas Flamengo, quinto colocado, fala de sua nova equipe, que agora conta com Cesar Cielo. “Com certeza, nós estamos bem melhor do que no ano passado, o time estava um pouco afastado das piscinas. Dentro do nosso planejamento estratégico, fizemos um investimento para poder conquistar a hegemonia que antes o Flamengo tinha na natação”, afirma Cunha Júnior.
O técnico também fala da nova estrela do time. “O Cielo faz parte dessa nova estrutura, trouxemos o maior ídolo da natação brasileira, já tem muita gente procurando a natação e, dentro dessa massificação, nós estamos procurando novos talentos como o Cesão, ” diz Edson Cunha Júnior.
Márcio Latut, coach do time da Unisanta, que até sexta-feira estava em 3º lugar no ranking, diz que a equipe está excelente. “Nós temos um time jovem e com muito potencial”, afirma o técnico. Para ele, os maiôs especiais para melhorar o desempenho do nadador fazem falta.
“O tempo diminuiu muito, e alguns estão tendo dificuldade, principalmente em provas como 200m borboleta. A prova é que, em uma competição como essa, o número de recordes diminuiu muito”.
De acordo com o esperado. Essa é a opinião dos demais responsáveis pelas equipes participantes. “O desempenho da minha equipe está bom, eles estão focando na competição e no aquecimento”, diz o técnico do Clube Curitibano, que está na sétima posição, Wellington Soares. Em sua opinião, o maiô especial também faz falta “tanto técnica como emocionalmente. No ano passado, quando eles colocavam o traje, o tempo caia drasticamente. Agora eles têm que se re-adaptar” .
A competição agora entra em sua reta final. A disputa pelo 1º lugar acontece entre Minas Tenis Clube e Esporte Clube Pinheiros. Já a disputa pelo 3 lugar acontece entre a Unisanta e o Corinthians.