Com apenas duas etapas de finais por disputar, o 50º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk entra em sua fase de definição. Quatro equipes polarizam as atenções do público que lota as dependências do Conjunto Aquático da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, e dos milhões que acompanham pelas transmissões do Sportv e TV Santa Cecília, tanto via a cabo como pela internet, ou mesmo pela tevê aberta.
Minas Tênis Clube (1.469,50 pontos) e Esporte Clube Pinheiros (1.384,50) brigam pelo título, enquanto UNISANTA ( 763,00) e Corinthians (703,50) duelam pela terceira posição. O Flamengo (304,00), do campeão mundial e olímpico, Cesar Cielo Filho, se mantém na quinta posição sem ameaçar os ponteiros.
Na manhã desta sexta-feira (7), o Minas Tênis Clube estabeleceu mais um recorde de campeonato, seguindo como séria ameaça à hegemonia do EC Pinheiros, dono da primeira posição desde 2003.
No revezamento 4×200 metros nado livre, o time mineiro, liderado por Thiago Pereira, fechou a distância em 7m20s95, deixando para trás o EC Pinheiros, segundo colocado, com 7m29s55, e a UNISANTA, em terceiro, com 7m33s03.
Na manhã deste sábado (8), a partir das 10 horas, ocorre a penúltima etapa de finais, na piscina da UNISANTA, com destaque para a disputa dos 100 metros nado livre, que terá Cesar Cielo Filho, como favorito, na raia quatro, com o tempo da semifinal estabelecido em 49s82, bastante acima do seu recorde mundial de 46s91.
A explicação para isso vem por conta de fatores vitais: pela primeira vez, no Brasil, os nadadores participam de uma competição de suma importância, após a proibição por parte da Federação Internacional de Natação do uso dos supermaiôs. Além disso, Cielo como a maioria dos nadadores ainda não estão devidamente polidos, voltados para as competições internacionais, como o Pan-Pacific.
Mas não é por falta de empenho que os recordes não estão caindo com maior frequência. Joanna Maranhão, Leonardo de Deus, Fabiola Molina e Guilherme Guido, todos da elite da natação brasileira, voltaram ao topo do pódio neste Maria Lenk, com vitórias nos 200 metros nado borboleta (2m11s86, para Joanna, e 1m56s44, para Leonardo) e 50 metros nado de costas (28s50, para Fabiola, e 25 cravados para Guido).
Os donos da casa também tem conseguido bons resultados. Glauber Henrique Silva conquistou mais uma de prata para a UNISANTA nos 50 costas, nadando para 25s98, enquanto as equipes do revezamento 4×200 metros nado livre somaram preciosos pontos.
No feminino, Ana Marcela Cunha, Jhessica Karoline Santos, Yana Cleris Medeiros e Isabelle Longo nadaram para 8m25s65, obtendo medalha de bronze. Já no masculino, mais um bronze por conta de Israel Murat, Thiago Simon, Cauê Paciornrk e Fernando Ernesto dos Santos, o FM, que completam a prova em 7m33s03.
Ainda na manhã deste sábado (8), a partir das 9 horas, a UNISANTA proporciona um coffe-break aos jornalistas que cobrem o evento. O encontro serve de pretexto para homenagens a serem feitas a órgãos de imprensa, jornalistas, dirigentes e clubes.