Um sprint nos metros finais da prova, levou a nadadora pan-americana da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, a sua segunda vitória na temporada e a manutenção da liderança no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas para provas de 5 km. Com o tempo de 46m37, um segundo na frente da segunda colocada, a nadadora da equipe santista venceu a quarta etapa do circuito, a Travessia Nacional de Ilhéus (BA), disputada no final de semana.
A capixaba Maria da Penha Cruz, a Pepenha, que terminou na segunda colocação, liderou até os últimos 500 metros de prova. Pepenha chegou a estar até 25 metros a frente de Ana Marcela. Mas no final, Ana Marcela acelerou e venceu. Na terceira colocação, chegou Fernanda Góes, com o tempo de 53 minutos.
Com o resultado, Ana Marcela ampliou para sete pontos a vantagem sobre Pepenha no ranking dos 5 km, agora, com 54 para 47 pontos. Até o final da temporada, Ana marcela, que já assegurou o bicampeonato brasileiro dos 10 km, ainda terá pela frente os seguintes desafios: Travessia Nacional de Vitória do Espírito Santo de 5 km, no dia 21 deste mês; a Travessia Nacional de Rio das Ostras de 5 km, no dia 2 de novembro e a Travessia Nacional de Rio das Ostras de 10 km, no dia 4 do mesmo mês.
Na versão masculina da Travessia de Ilhéus, o baiano Ana do Carmo manteve a invencibilidade na temporada, vencendo com 42m27, quatro segundo na frente de Carlos Pavão e 17 de Fábio Lima, que chegou a liderar a prova.