Detentor de 13 recordes brasileiros e 13 recordes sul-americanos, além de Top Ten da Federação Internacional de Natação (Fina), em nove provas, Ondamar Silva, 71 anos, treina na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), para encarar as disputas do 8º. Campeonato Sul-Americano de Natação Master e o 3º. Campeonato Sul-americano de Águas Abertas Master, a serem realizadas no Complexo Aquático Oliver Núñez, em Guatamare e Baía de Pampatar, na Ilha Margarida, na Venezuela, de 30 deste mês a 4 de novembro.
Apesar dos inúmeros recordes continentais e do fato de figurar entre os grandes nomes da natação master mundial, segundo a Fina, Ondamar vive a expectativa de disputar seus primeiros Sul-americanos. “Já disputei vários Brasileiros e o All América, quer reuniu nadadores das três Américas, mas estou debutando em competições continentais”, afirma.
Talvez por isso, ele se esmera nos treinamentos, sob a supervisão da professora Marta. “Além dos treinos na piscina, três vezes na semana, tem realizado sessões de musculação rotineiramente”, destaca Ondamar, que chegou a integrar a seleção santista na década de 50, mas que, em razão de afazeres profissionais viu-se obrigado a abandonar o esporte por um bom período.
“Há seis anos, já com 65 anos, motivado pelo fato de o neto estar praticando natação, voltou a treinar e, de lá para cá perdeu a conta do número de vitórias.“Somente em águas abertas, são mais de 80, além dos inúmeros bons resultados em piscina”, ressalta.
Entre provas de piscina de 25 e 50 metros, são 13 recordes brasileiros e 13 sul-americanos. Recentemente, recebeu da Fina o título de Top Ten, em razão de figurar entre os dez melhores do mundo, em cinco provas em piscina curta (50, 100, 200 e 800 metros nado livre e 50 metros nado costas) e quatro em piscina longa (50 e 100 metros nado livre e 50 e 100 metros nado de costas). Ele ainda detém quatro recordes das Américas, diante de suas performances no All América de 2005, no Ibirapuera.
No Sul-Americano de Ilha margarida, ele participará de seis provas individuais, entre os dias 30 outubro e 3 de novembro, além da disputa dos 3 km em águas abertas, no dia 4 de novembro. Na Venezuela, Ondamar competirá pela AABB/Trisports, do Rio de Janeiro.