Fugindo do eixo Rio-São Paulo, palco da absoluta maioria de suas edições, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/36º. Troféu José Finkel será disputado, de 4 a 9 de setembro próximo, no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Nada menos do que 56 clubes, associações e instituições de ensino estão inscritos, entre os quais a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que figura entre as forças da competição.

A expectativa é de uma disputa de alto nível técnico, em razão da presença, de acordo com o start list, dos nadadores que integraram a seleção brasileira na vitoriosa campanha nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho último.

A UNISANTA terá dez dos seus atletas pan-americanos em santa Catarina: o medalhistas de ouro nos 100 e 200m borboleta, Kaio Márcio de Almeida, o medalhista de prata no 4×100 medley e vice-campeão mundial universitário nos 50m peito, Felipe Lima, e mais Leonardo Guedes, Felipe May Araújo, Luiz Rogério Arapiraca, Lílian Cerroni, Larissa Cieslak, Ana Marcela Cunha, Nayara Ribeiro e Michelle Lenhardt, além do técnico da seleção nacional, Márcio Latuf.

A UNISANTA terá um total de 55 atletas (segunda maior delegação), com 186 quedas na água, mesmo número do EC Clube Pinheiros, atual tetracampeão, que terá o maior contingente com 58 atletas. O Minas Tênis, outra força do Brasileiro, terá 49 atletas e 169 quedas na água.

Das 56 equipes inscritas, 20 são de São Paulo. Depois, aparecem Grande do Sul e Bahia empatados cada um com 5 clubes inscritos. O EC Pinheiros tem a maior representação masculina com 34 atletas, enquanto a UNISANTA tem a maior feminina, com 28 nadadoras. Apenas 10 equipes dos 56 participantes têm os revezamentos masculino e feminino.

A competição será a quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, após o Mundial de Melbourne, em março; o Troféu Maria Lenk, em maio; e os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho.

Após o Finkel, quem quiser ir às Olimpíadas terá novas chances em dezembro deste ano, quando serão disputadas três competições simultâneas em São Paulo/SP – o Torneio Open, o Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) e o Brasileiro Júnior (Troféu Júlio de Lamare) de Natação – e no ano que vem, com o evento-teste na China, em fevereiro; o Sul-Americano Absoluto, em março; e por fim, o Troféu Maria Lenk, em maio de 2008, os dois últimos no Rio de Janeiro.

O Esporte Clube Pinheiros luta pelo seu quinto título seguido, algo só realizado pelo Flamengo, na década de 80, quando conquistou oito campeonatos consecutivos, de 1980 a 87. O rubro-negro carioca permanece como o maior detentor de títulos do Troféu Finkel com 12 conquistas, seguido por Pinheiros, com nove; Minas Tênis, cinco; Botafogo, quatro; Vasco da Gama, dois; Fluminense e Hebraica, um cada.

O Complexo Aquático da Unisul, que será a segunda universidade no País a abrigar uma disputa de Brasileiro Absoluto – a primeira foi a UNISANTA, em 2003 – conta com três piscinas, sendo a principal de 50 metros, outra para aquecimento e uma terceira para hidroterapia e saltos ornamentais. As arquibancadas abrigam até 2.150 pessoas.