A rivalidade entre Brasil e Argentina parece não se estender até as piscinas, pelo menos não na visão do nadador da UNISANTA Fernando Ernesto dos Santos, que disputou as seis etapas da Liga Nacional Argentina de Natação. De acordo com o atleta, não houve resistência por parte dos outros atletas em função de sua nacionalidade. Marco Antonio Sapucaia, companheiro de equipe de Fernando Ernesto também convidado a participar de Liga, concorda com o fato de não haver problemas entre brasileiros e argentinos dentro das piscinas.
Sob outro aspecto, porém, os nadadores contam que quem não nada pelo Club Atlético River Plate não é visto com tanto prestígio. “O River é o clube de maior destaque na categoria adulta e a competição é meio voltada pra eles. O clube pelo qual nadamos, a Sociedade Alemã de Ginástica de Villa Ballester é a melhor nas outras categorias e a rivalidade entre os atletas das duas equipes é ainda maior”, diz Fernando Ernesto.
Embora tenham visitado locais diferentes em cada etapa, os atletas dizem que não tiveram muito tempo para passeios turísticos em função dos treinamentos, mas notaram as diferenças na cultura e no modo de vida argentinos em comparação com o Brasil. Para eles, a comida foi a que causou mais estranhamento: “Lá é muito comum comer muito doce e carboidrato, especialmente a noite e não estamos habituados a isso”.
Quanto à competição, nenhum deles tem do que se queixar: Sapucaia bateu recordes seis vezes e Fernando Ernesto bateu um recorde e ganhou medalhas em todas as vezes que caiu na água. Ambos dizem que participar da Liga foi positivo para suas carreiras, especialmente por se tratar de um evento bem diferente de tudo que já haviam participado. “Foi minha primeira experiência internacional e pude nadar ao lado de grandes atletas sul-americanos, como Eduardo Otero, que disputou o Pan-Americano do Rio e o José Meolans, nadador olímpico”, diz Fernando Ernesto.
Participaram da Liga os quatro melhores clubes da Argentina: Sociedade Alemã de Ginástica de Villa Ballester, River Plate, Gimnasia Y Esgrima de Santa Fé e Regatas Burzaco. Dos 20 atletas participantes – cinco de cada equipe – apenas Fernando Ernesto, Sapucaia e o uruguaio Gabriel Melconian não são argentinos.